Melhores lavouras de soja em Guaíra/PR renderam apenas 12 sc/ha

Publicado em 02/03/2022 11:00
Estiagem afetou desenvolvimento das áreas, impedimento até mesmo a colheita de muitas delas. Plantio do milho se aproveitou de últimas precipitações, mas foi realizado no final da janela e pode ter potencial reduzido
Silvanir Rosset - Presidente do Sindicato Rural de Guaíra/PR

Podcast

Melhores lavouras de soja em Guaíra/PR renderam apenas 12 sc/ha

Após uma das maiores estiagens dos últimos anos, os produtores de Guaíra no Paraná se depararam com quedas drásticas de produtividade nesta safra de soja 2021/22. Faltando mais 30% das lavouras para serem colhidas, o levantamento realizado pelo Sindicato Rural do município aponta perdas de 90% da produtividade.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Guaíra/PR, Silvanir Rosset, muitas áreas não foram nem colhidas e outras estão rendendo apenas 2 sacas por hectare. As melhores áreas, que foram as semeadas por último, estão com produtividades entre 10 e 12 sacas por hectare.

Além da queda de produtividade, os poucos grãos colhidos estão com muitos problemas de qualidade. A liderança destaca que esses índices de produtividade não pagam os arrendamentos das terras e, muitas vezes, não cobrem nem mesmo os gastos com as máquinas colheitadeiras.

Já mudando o foco para a segunda safra de milho, Rosset relata que muitos produtores arriscaram o plantio apostando nas chuvas previstas para o início desta semana, que realmente se confirmaram e devem dar condições para o início da germinação. Porém, a semeadura já estava atrasada, o potencial produtivo reduzido e o risco climático de seca e geadas elevado.

Confira a entrevista completa com o presidente do Sindicato Rural de Guaíra/PR no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira