Sistema de plantio de mudas pré brotadas de cana ganha fôlego com necessidade de renovação rápida das lavouras

Publicado em 12/05/2017 10:53
As mudas são cultivadas em viveiro, em um ambiente controlado, gerando uniformidade no processo de produção do canavial
Confira a entrevista com Mauro Alexandre Xavier - pesquisador do IAC

Podcast

Mauro Alexandre Xavier - pesquisador do IAC

 

Download

O sistema de mudas pré-brotadas é uma tecnologia que não é nova, mas que vem sendo bastante utilizada pelo setor sucroenergético. Mauro Xavier, pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), que é referência nessa tecnologia, conta que esse sistema muda o conceito de plantio e que tem sido bem aceito, com utilização crescente, permitindo que os produtos possam chegar mais rapidamente ao produtor.

Outro aspecto destacado por Xavier é o aspecto de qualidade e o desdobramento, com redução da massa necessária para se fazer a mesma área, resultando em uma operação mais leve, o que impacta diretamente na logística e no consumo de energia do processo da cana-de-açúcar.

Essas mudas são cultivadas em viveiro, em um ambiente controlado, gerando uniformidade no processo de produção do canavial. Os fornecedores podem até multiplicar esse processo, mas é recomendável que eles passem por um processo de conhecimento.

Para este conhecimento, o IAC tem um programa, o Projeto Cana, que oferece cursos para ensinar as técnicas e capacita esses fornecedores para passar a tecnologia adiante.

A tecnologia tem sido utilizada tanto por produtores quanto por unidades de processamento. Às vezes, faz parte da associação de dois sistemas, o que é bastante utilizado pelas usinas.

O custo de implantação de uma área, como destaca Xavier, é relativo. Mas algumas coisas como a qualidade e a produção própria tornam esse custo da implantação praticamente equivalente a um cultivo normal. Há, entrentanto, trabalhos sendo realizados para que este custo se torne menor.

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após recorde de moagem em 23/24, Coplacana projeta cenário favorável também para 24/25
Rússia proíbe exportação de açúcar até 31 de agosto, dizem agências
UE vê alta de 2% na produção de beterraba em 24/25 e maior oferta de açúcar
Unica e Orplana reafirmaram o compromisso para revisão do CONSECANA-SP
Ucrânia procura compradores de açúcar, já que cota da UE está quase esgotada