Identificado gene resistente a grave doença que afeta a batata

Publicado em 31/03/2015 07:29

Um gene resistente à requeima da batata, doença que causou a grande fome de 1840 na Irlanda, foi identificado a partir de uma planta selvagem sul-americana da mesma família - segundo estudo publicado no site da revista Nature Plants.

A requeima da batata, ou "Phytophthora infestans", ainda é uma ameaça para as batatas, principal cultivo do mundo, além dos cereais.

Estirpes virulentas patogênicas da doença, que também ataca plantas de tomate, conseguiram escapar de todos os genes resistentes à doença identificados até hoje.

Vivianne Vleeshouwers, da universidade holandesa de Wageningen, e sua equipe, procuraram no material genético de plantas silvestres do gênero Solanum (família botânica que inclui a batata) genes que responderam a uma proteína secretada pela requeima da batata, a elicitina.

Leia a notícia na íntegra no Yahoo Notícias

 

Fonte: Yahoo Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Xarvio lança tecnologias na Agrishow 2024
Relação custo X benefício pesa mais para que o agricultor decida por máquinas com motorização a combustíveis alternativos
Powell diz ser improvável que próximo movimento do Fed seja de alta de juros
Mapas para identificar plantas daninhas em cana alta tornam controle mais eficiente, otimizando operação de colheita e evitando banco de sementes
Avanços nas tecnologias para pulverizadoras ainda são mais lentas que os avanços do agro brasileiro, diz especialista