Mais de 500 produtos argentinos poderão entrar nos EUA com taxa zero

Publicado em 26/12/2017 08:31

O Ministério da Agroindústria da Argentina informou que o governo dos Estados Unidos voltou a incluir o país dentro de seu Sistema Generalizado de Preferências (SGP), o que significa que mais de 500 produtos, principalmente os de economias regionais, poderão entrar nesse mercado com taxa zero.

O representante comercial dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, anunciou que o presidente Donald Trump assinou a medida após dois anos de intensas negociações e cinco anos e meio após a Argentina deixar de estar entre os integrantes desse sistema.

Até maio de 2012, 538 posições de produtos agrícolas argentinos estiveram dentro do SGP. Contudo, os Estados Unidos haviam considerado que o país sul-americano não tinha atuado de boa fé nos casos envolvendo as empresas Azurix e Blue Ridge Investment, que cancelaram contratos em meio à crise argentina de 2001.

Neste momento, os principais produtos eram vinhos, artigos de confeitaria sem cacau, conservas de carne, azeite de oliva, queijos, amendoins e morango.

Em 2011, a Argentina exportou US$4,7 bilhões para os Estados Unidos, dos quais 11,6% estavam dentro desse regime. Isso significa que, durante os quase seis anos fora do acordo, foi perdido um benefício potencial de US$400 milhões por ano.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: Agrovoz

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli