Previsão de Safra: IEA divulga os primeiros resultados para Cana e Laranja e atualizações para os demais produtos

Publicado em 02/05/2018 16:47

Os primeiros resultados da safra agrícola 2017/18 da Cana-de-Açúcar para o Estado de São Paulo estimam uma pequena elevação na área plantada em 0,9%. A produção ficou nos mesmos patamares do ano agrícola anterior, com 449,5 milhões de toneladas (-0,1%), e a produtividade inferior em 0,9%. Essa estabilidade pode ser reflexo dos fatores econômicos que afetaram os investimentos para a renovação do canavial, além da irregularidade das chuvas, afirma o Instituto de Economia Agrícola (IEA), a partir dos resultados do levantamento realizado em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), entre 1 a 20 de fevereiro, lembrando que as tendências observadas nesta sondagem poderão ser alteradas no decorrer da safra. 
  
Para a cultura da Laranja, os dados apontam um aumento de 5,6% na produção, que deverá chegar a 342,6 milhões de caixas de 40,8 kg. De acordo com os pesquisadores do IEA, as condições climáticas entre outubro de 2017 a janeiro de 2018 têm favorecido o desenvolvimento das plantas e influenciado positivamente o período das floradas e do pegamento. Com relação à área total plantada, o levantamento indica uma ampliação de 2,8%, em relação à safra anterior, totalizando 458,7 mil hectares. 
  
Quanto aos grãos, os resultados obtidos no levantamento indicam que a produção de Soja deve alcançar 3,3 milhões de toneladas, quantidade 4,1% maior que a obtida no ano passado. A área plantada foi de 949,5 mil hectares com aumento de 4,7%. As boas condições climáticas e a adoção de tecnologia permitiram manter a produtividade, que deve ser de 3.447 kg/ha. Já o Milho de 1ª safra total (irrigado e não irrigado), deve sofrer quedas de 3,5% na área e de 3,2% na sua produção. Resultado semelhante ao observado com relação ao milho safrinha que também apresenta queda de produção (6%) e produtividade (6,1%). O Trigo dá sinais de estabilidade tanto na área quanto em volume de produção esperado. Contudo, “a perspectiva é de que a previsão seja revista para cima no próximo levantamento de abril, em função do fim do período indicado para o plantio do milho safrinha, meados de março, e também das elevações do preço do trigo”, destacam os pesquisadores. 
  
As boas notícias ficam por conta do Amendoim que ostenta um aumento de 6,8% na área plantada e de 10,3% na produção, impulsionado por ganhos de 3,3% na produtividade média do Estado de São Paulo; e do Café que apresenta ligeiro aumento da quantidade colhida de 2,5%, passando a totalizar 5,4 milhões de sacas, em relação ao levantamento realizado em novembro último. Comparativamente à temporada anterior (2016/17), deverá oferecer acréscimo na colheita de 20,6%, confirmando ciclo de alta para a corrente safra paulista. 
  
Para ler o artigo na íntegra e consultar as tabelas, inclusive por região, clique aqui

Fonte: IEA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Taxas futuras de juros sobem antes de Copom e com projeção maior de IPCA 2025 no Focus
RS: reconstrução de rodovias federais custará mais de R$ 1 bilhão
Ascribu auxilia em resgate de búfalos arrastados por enchentes no Rio Grande do Sul
RS tem 450 mil consumidores sem energia em decorrência das fortes chuvas
ANP permite que RS reduza mistura de biocombustíveis na gasolina e no diesel