CNA e governo discutem financiamento específico para empreendedores familiares rurais

Publicado em 26/10/2018 10:58

A Comissão Nacional de Empreendedores Familiares Rurais da CNA se reuniu, nesta quinta (25), em Brasília, para discutir a proposta de operacionalização de uma nova linha de crédito específica do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

O tema foi debatido com integrantes do governo. A ideia é por em prática a modalidade PNCF Empreendedor, voltada para empreendedores familiares rurais, com renda anual de até R$ 216 mil reais e patrimônio de até R$ 500 mil.

Ainda foi acordada a melhor forma de participação das Federações e dos sindicatos de produtores rurais no Programa.

De acordo com o presidente da Comissão, José Zeferino Pedrozo, esta tem sido uma das reivindicações de empreendedores familiares rurais representados pela CNA.

“A solicitação de acesso ao crédito fundiário atende a uma demanda antiga de sindicatos rurais e de federações de agricultura. Agora, estamos tendo a oportunidade de dar a resposta a esses produtores”, destacou Pedrozo, que também é presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

A subsecretária de Reordenamento Agrário da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD), Raquel Porto Santori, explicou que esta nova linha de crédito será discutida com a CNA para ampliar as formas de atuação do Programa junto aos agentes financiadores.

“Estamos recorrendo à CNA para nos ajudar nesse processo de construção e reformulação dessa linha com o objetivo de aumentar o volume do crédito e, assim, atender mais produtores”, destacou Raquel Santori.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes), Júlio Rocha, também participou da reunião. “As novas linhas de crédito e condições especiais são indispensáveis para a melhoria da qualidade de vida do pequeno produtor rural”, concluiu.

Fonte: CNA/SENAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Xarvio lança tecnologias na Agrishow 2024
Relação custo X benefício pesa mais para que o agricultor decida por máquinas com motorização a combustíveis alternativos
Powell diz ser improvável que próximo movimento do Fed seja de alta de juros
Mapas para identificar plantas daninhas em cana alta tornam controle mais eficiente, otimizando operação de colheita e evitando banco de sementes
Avanços nas tecnologias para pulverizadoras ainda são mais lentas que os avanços do agro brasileiro, diz especialista