Colheita de batata garante renda a agricultores em São Paulo

Publicado em 26/09/2011 08:11

A colheita da batata garante emprego para 1,5 mil pessoas em Vargem Grande do Sul, em São Paulo. Oitenta por cento dos trabalhadores são contratados por um grupo de 120 produtores, que se reuniram e fizeram uma espécie de consórcio.

A experiência começou em 2003 e vem sendo aprimorada a cada safra. A Associação dos Bataticultores faz a intermediação entre as partes e o pagamento é semanal. As despesas com folha de pagamento e encargos são divididas e cada produtor paga o valor proporcional ao número de colhedores que utiliza.

Com a iniciativa, os produtores conseguiram regularizar as relações de trabalho e diminuir as ações trabalhistas. O gerente da associação Leonir dos Santos diz que menos de 1% dos trabalhadores entra na Justiça.

O final da safra está previsto para outubro. Neste ano, a produção será 15% maior em relação ao ano passado. Os agricultores recebem por produtividade. São R$ 0,86 a cada dez quilos. Somando as três safras anuais, São Paulo produz mais de 620 mil toneladas de batata.

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Durante a Agrishow, Harven promove rodas de conversas com grandes nomes do agro
Imposto de Renda Pessoa Física da Atividade Rural | Ouça o Agro CNA/Senar #118
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Plantio americano e panorama climático para Brasil e EUA
Podcast Foco no Agronegócio | Novas expectativas de câmbio
Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária incentiva o cultivo de cereais de inverno