Coccamig: Safra de arábica do Brasil é 16% menor que 2021 e cai 53% em relação a 2020

Publicado em 31/08/2022 16:09 e atualizado em 31/08/2022 16:57

A safra de café arábica em Minas Gerais está praticamente finalizada. Confirmando as projeções anteriores, a produção no principal estado produtor de café do país se consolida com quebra ainda mais expressiva do que era esperada há um ano. 

De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (31) pela Cooperativa Central Cooperativa Central de Cafeicultores e Agropecuaristas de Minas Gerais (Coccamig) com atuação no Sul de Minas Gerais, Matas de Minas e Cerrado Mineiro, a produção da safra 22  está 16% menor  que o volume registrado em 2021. Quando se compara com 2020, último ano de bienalidade positiva para o Brasil, a queda é ainda mais expressiva com 53% a menos. 

A entidade que é composta por 16 cooperativas, com mais de 45 mil produtores, confirma que os números abaixo do esperado são reflexos da seca nos anos de 2021 e 22, frio intenso e a geada registrada no ano passado.  "Neste momento importante e decisivo, mais uma vez a união das cooperativas e o papel de estarem juntas, acompanhando os números e estatísticas, munidas de informações corretas e fidedignas, teremos tranquilidade para buscar as soluções necessárias", destacou a publicação oficial. 

Mercado 

De acordo com analistas ouvidos pelo Notícias Agrícolas, a quebra na produção já era previsto e a Bolsa de Nova York (ICE Future US) até já precificou parte da quebra do Brasil para este ano. A safra, que além de mais baixa, também começou com atraso, no entanto, voltou a dar suporte nas cotações. Além disso, as cotações continuam fundamentos sólidos já que existe certa preocupação com o retorno das chuvas no parque cafeeiro. 

Na última semana as cotações avançaram mais de 11% na Bolsa de Nova York (ICE Future US), e nos últimos três dias estão sendo observados movimentos técnicos e de ajustes na formação de preço no mercado futuro.  Já o produtor, cauteloso com as entregas, segue participando do mercado a medida que precisa fazer caixa. 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025
Ministro Fávaro recebe setor cafeeiro para alinhar estratégias de promoção internacional e financiamento da atividade