HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Safra na reta final: Colheita do café arábica nas áreas da Cooxupé ultrapassa os 90%

Publicado em 31/08/2022 09:15

Logotipo Notícias Agrícolas

A safra de café arábica do Brasil está na reta final na principal área de produção do país. De acordo com dados divulgados na manhã desta quarta-feira (31) pela Cooperativa Cooxupé, a colheita estava nem 91,01% até o último dia 26 de agosto. 

Por área, em São Paulo a colheita estava em 83,32%, Cerrado Mineiro em 89,27% e Sul de Minas Gerais com 92,87%. Após registrar atraso no início da colheita,  o andamento da safra agora está semelhante ao observado neste mesmo período no ano passado, quando 90,59% da área já estava colhida. 

A cooperativa ainda não divulgou os números de recebimento, mas reconhece que a produção de 2022 é menor do que o previsto anteriormente pelo setor. Do lado positivo, o clima vem ajudando no processo de pós-colheita e a expectativa é de cafés com qualidade acima da média na produção deste ano. 

Atualmente a Cooxupé tem mais de 17 mil coooperados e tem na exportação sua principal atividade. Há alguns anos é líder brasileira nas exportações de café, de acordo com dados do Conselhos dos Exportadores de Café do Brasil. 

Em 2021, os embarques para os mercados interno e externo somaram 6,027 milhões de sacas. Das quais 4,9 milhões foram destinadas para o mercado internacional, englobando mais de 50 países em cinco continentes.

Mercado 

Já com relação ao mercado, as atenções se voltam agora para o retorno da estação chuvosa no parque cafeeiro. Alguns dos principais municípios produtores já têm déficit hídrico, o que gera muita preocupação entre os cafeicultores. 

Na última semana as cotações avançaram mais de 11% na Bolsa de Nova York (ICE Future US), e nos últimos três dias estão sendo observados movimentos técnicos e de ajustes na formação de preço no mercado futuro. 

De acordo com analistas ouvidos pelo Notícias Agrícolas, os fundamentos seguem sólidos para preços firmes, mas o produtor segue participando menos do mercado, a medida que precisa fazer caixa. 
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário