Colheita da safra principal de café da Colômbia está prestes a começar, com expectativas mais modestas
NOVA YORK, 17 Set (Reuters) - Os cafeicultores colombianos, muitos dos quais ainda se recuperam dos danos causados pelo terremoto, estão prestes a iniciar a colheita da safra principal, com expectativas de produção estável e qualidade ligeiramente inferior, de acordo com a Sucafina, empresa especializada no comércio de commodities agrícolas.
A empresa afirmou que o volume da nova safra (2026/27) deve ser semelhante ao da última temporada, que já havia sido menor.
A Sucafina não forneceu um número, mas o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos projetou a safra anterior em 12,5 milhões de sacas de 60 kg e a nova safra (2026/27) em 13,4 milhões de sacas.
"Espera-se que a qualidade se mantenha em nível exportável, embora um pouco abaixo da safra principal anterior", disse a empresa, citando infestação de insetos em algumas áreas.
A empresa espera que volumes maiores cheguem ao mercado por volta de novembro e dezembro.
"Tivemos chuvas intensas ao longo do primeiro trimestre; depois, o padrão mudou para uma seca moderada durante o segundo e o terceiro trimestres. Esse tipo de oscilação não dá à safra muito espaço para se recuperar", disse Oscar Hurtado, diretor global de pesquisa de produção da Sucafina.
Segundo ele, o "verdadeiro teste" virá com a próxima Mitaca (colheita intermediária), quando o El Niño estiver em seu auge e influenciando diretamente as principais áreas de cultivo de café.
(Reportagem de Marcelo Teixeira)