Safra de arábica no Brasil em 2026 pode superar 2025; produção de conilon deve recuar, dizem produtores

Publicado em 23/01/2026 17:43

Logotipo Reuters

Por Oliver Griffin

SÃO PAULO, 23 Jan (Reuters) - Os produtores de café arábica do Brasil esperam que a safra deste ano seja igual ou ligeiramente superior à safra de 2025, enquanto os produtores de canéfora do Espírito Santo preveem que a produção cairá, disseram os agricultores à Reuters.

De acordo com as previsões da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em dezembro, a produção de café arábica em 2025 caiu 9,7%, para 35,8 milhões de sacas de 60kg, enquanto a produção de canéfora, incluindo as variedades robusta e conilon, aumentou 42%, para 20,8 milhões de sacas.

Os produtores de arábica da região do Cerrado Mineiro poderão ter um desempenho melhor na safra deste ano, desde que as condições climáticas permaneçam favoráveis, disse Simão Pedro de Lima, presidente-executivo da cooperativa Expocacer, em uma entrevista.

"Na safra 25, a produtividade média foi em torno de 26 sacas por hectare", disse Lima. "Na safra 26, a produtividade média alta (pode ficar) em torno de 32 sacas, média baixa em torno de 28 sacas, média mediana em torno de 30."

Ele advertiu que havia muitos meses e variáveis a serem considerados antes que qualquer estimativa concreta pudesse ser feita.

As plantas de arábica estão vibrantes e bonitas devido às chuvas recentes, disse o agrônomo de café Jonas Ferraresso em uma entrevista, acrescentando que as chuvas de janeiro não foram uniformes.

"Alguns produtores reportam que a brotação dos cafés podados não está muito boa, provavelmente relacionada a essa chuva não tão bem distribuída ao longo do mês", disse Ferraresso.

Com base em suas observações, Ferraresso espera que a produção deste ano fique em linha com a do ano passado, ou um pouco maior.

ANO RUIM PARA O CONILON

A produção de café conilon em 2026 será menor do que no ano passado, disse Luiz Carlos Bastianello, presidente da Cooabriel, a maior cooperativa de café canéfora do Brasil.

"O potencial produtivo das lavouras que produziram em 2025 é menor neste ciclo, por questões fisiológicas das plantas", disse ele em uma resposta por escrito, acrescentando que as plantas de café conilon, como o café arábica, seguem padrões bienais e passam por anos de baixa.

Embora as novas safras aumentem os números da produção, isso não deve ser suficiente para compensar o ano de baixa das plantas, disse Bastianello, acrescentando que ainda é muito cedo para fornecer uma estimativa da produção potencial deste ano.

(Reportagem de Oliver Griffin)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário