Tempo: Chuvas se concentram sobre faixa litorânea do Sudeste, Norte e Nordeste nesta 4ª; tempo aberto na maior parte do país

Publicado em 09/05/2018 11:01

O tempo seguirá aberto sobre a maior parte do país nesta quarta-feira (09) e com altas temperaturas. As precipitações que ocorrerem durante o dia ficarão concentradas sobre a faixa litorânea das regiões Sudeste, Norte e Nordeste, segundo mostram alertas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

São esperados altos acumulados, de até 50 milímetros no dia, em áreas próximas ao litoral de Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. Já em localidades dos estados do Amapá, Maranhão e Pará as chuvas serão intensas, também com até 50 mm/dia e ventos fortes.

As precipitações nesta quarta-feira no Norte e Nordeste serão favorecidas por conta da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), enquanto que no Sudeste do país um sistema de alta pressão contribui para as instabilidades. Algumas localidades dessas regiões já receberam chuvas nas últimas horas.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (10/05 a 12/05) para todo o Brasil:


Fonte: Inmet

Veja o mapa das áreas com previsão de chuvas intensas e altos acumulados nesta 4ª feira:


Fonte: Inmet

Modelos estendidos de institutos meteorológicos mostram uma tendência de que chuvas mais volumosas devem retornar a partir da próxima semana para as regiões Sul e Sudeste do Brasil, dentre elas as produtoras de milho safrinha, como o Paraná, que enfrentam condições adversas para o desenvolvimento.

"Vamos torcer para que essa situação [mais chuvas na próxima semana] realmente ocorre e com isso a gente vai ter uma condição um pouco mais favorável para o milho safrinha", disse em entrevista recente ao Notícias Agrícolas Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet.

Leia mais:
» Tempo: Modelos mostram retorno das chuvas em áreas de safrinha a partir da próxima semana

Veja o mapa com a precipitação acumulada para om período de 09 de maio até 25 de maio:


Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

No Sudeste, a seca já preocupa com queda no principal reservatório dos paulistanos, o Cantareira, que voltou a ficar abaixo de 50%. A última vez que esse cenário foi registrado, segundo a Climatempo, foi no final do mês de janeiro deste ano e o período mais seco para o estado de São Paulo ainda nem começou.

"Olhando para a chuva acumulada no mês de abril já observamos uma boa queda em relação ao normal nesta época ano. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) choveu em torno de 30 mm, quando a média climatológica é de 82 mm", noticiou a empresa meteorológica.


Fonte: Climatempo


Lavoura de milho em Rio Verde (GO). Envio de Alex José Zamonaro Lopes​


Fim da colheita de soja safrinha em Palmeira (PR)


Área afetada pela estiagem em Itapeva (SP). Envio de Éder


Seca em Entre Rios Do Oeste (PR). Lavouras tardias de milho safrinha

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este sábado (27) para todo o Brasil
Previsão de chuva no Rio Grande do Sul até o início de maio
Onda de calor deve se intensificar a partir desta sexta-feira (26) elevando as temperatura em toda faixa central do país, podendo chegar ao Nordeste
Confira a previsão do tempo para está sexta-feira (25) para todo o Brasil
NOAA: Com temperaturas elevadas e tempo seco, chuvas seguem restritas ao Sul do Brasil