Tempo: Muita chuva prevista para o Sul do Brasil nesta 6ª; temperaturas caem no fim de semana e favorecem geadas

Publicado em 18/05/2018 11:02


Imagem de satélite do Sul do Brasil nesta sexta-feira (18) - Fonte: Inmet

Outra grande frente fria, já prevista pelos meteorologistas nos últimos dias, chegou ao Sul do Brasil nas últimas horas, conforme mostram imagens de satélite. Essa condição traz instabilidades para o país e deve provocar muita chuva sobre toda a região nesta sexta-feira (18), inclusive com alerta de tempestades em áreas do Paraná.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para o perigo potencial das tempestades em áreas ao Norte do Paraná e nas proximidades da capital Curitiba (PR). Os acumulados diários podem chegar a até 50 milímetros com ventos intensos (40-60 Km/h) e há possibilidade de queda de granizo. Em diversas outras áreas da região Sul as chuvas serão intensas.

Toda essa condição renova as preocupações com a safrinha brasileira de milho e o café. Na última terça-feira (16), plantações de Santa Helena (PR) e Marechal Cândido Rondon (PR) foram fortemente atingidas, segundo imagens enviadas ao Notícias Agrícolas e publicadas em redes sociais com chuvas e ventos fortes. As perdas na região ainda não foram quantificadas, mas alguns produtores já acionaram seguro.

Leia mais:
» Tempo: Chuvas e ventos fortes atingem lavouras de milho no Noroeste do Paraná; precipitações seguem nesta 4ª

Veja o mapa das áreas com previsão de chuvas intensas e tempestades nesta 6ª feira:


Fonte: Inmet

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (19/05 a 21/05) para todo o Brasil:


Fonte: Inmet

A chegada dessa nova frente fria havia sido adiantada por Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, em entrevista ao Notícias Agrícolas na última quarta-feira. Além de favorecer as chuvas na região Sul, a frente vem acompanhada de uma massa de ar frio que deve provocar um declínio significativo das temperaturas pelo país. O frio já chegou em diversas cidades do Sul.

"O amanhecer do domingo (20/05) será de muito frio na Região Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais, com formação de geada ampla no Sul do país. Nas demais áreas do Sudeste, Centro-Oeste e sul da Região Norte, o frio vai ganhando força no decorrer do domingo, apesar do predomínio de sol nestas áreas destaca-se que a tarde será fria", disse o Inmet em nota na última quinta-feira.

A onda de frio permanecerá sobre diversas áreas do país pelo menos até segunda-feira (21), segundo o Instituto, com condições para a formação de geada no Sul do país, além da Serra da Mantiqueira e Vale do Ribeira, em São Paulo e no Sul de Minas Gerais. Também não se descarta a possibilidade de formação de geada em áreas do Sul de Mato Grosso do Sul. Ventos fortes também devem ser registrados.

Veja o mapa com a previsão de temperatura mínima para até 72 horas (17/05 a 19/05) para todo o Brasil:


Fonte: Inmet

De acordo com a Climatempo, essa será a frente fria mais forte de 2018, até agora, e a primeira realmente com características de outono-inverno a avançar para o centro da América do Sul. Além da possibilidade de geadas, a empresa meteorológica aponta ainda  chance de nevar no Sul. "Há uma pequena possibilidade de nevar entre a noite do sábado, 19, e madrugada do domingo, 20 de maio, nas áreas mais elevadas da serra gaúcha e catarinense", disse a empresa meteorológica em nota.

Leia mais:
» Forte frente fria deixa BR em alerta nos próximos dias


Milho sofrendo com estiagem em Primavera do Leste (MT). Envio de Jair Guariento​


Plantio de cana de açúcar em Juazeiro (BA). Envio de Arielson Bezerra Débora Souza​


Plantio de aveia na Agropecuária Jacomina, em Passo Novo, Cruz Alta (RS)​


Safrinha de sorgo do produtor Jorge Augusto Mariano, de Joviânia (GO)​

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sobe para 55 o número de vítimas em temporais do Rio Grande do Sul
Chuvas no RS: por que chove tanto no estado? Entenda as causas
Jovem Pan: Tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul já afeta meio milhão de pessoas
Guaíba ultrapassa a marca de 5 metros
Região portuária no RS terá plano de ação para enfretamento das chuvas