Tempo: Chuvas fortes podem causar transtornos no RS e em SC até o final da semana; instabilidades seguem sobre o Sul

Publicado em 25/07/2018 10:52


Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quarta-feira (25) - Fonte: Inmet

A região Sul do Brasil segue com tempo bastante chuvoso. Segundo informações da Climatempo, áreas de instabilidade se intensificaram com uma área de alta pressão e devem continuar nas próximas horas, principalmente sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com possibilidade de transtornos para a população dos dois estados.

"Nesta quarta-feira e também na quinta-feira, 26 de julho, o tempo fica muito instável em todo o Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com muitas nuvens e chuva por várias horas consecutivas. A chuva pode causar transtornos na Grande Porto Alegre, mas principalmente na Grande Florianópolis", informa.

O litoral desses dois estados poderá receber chuvas volumosas e prolongadas nas próximas horas. Por outro lado, as precipitações chegam sem forças sobre o Paraná, sem precipitações volumosas. "Há previsão de chuva na faixa sul e leste do estado, incluindo a região de Foz do Iguaçu, Lapa, a Grande Curitiba e o litoral paranaense".

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (26/07 a 28/07) em todo o Brasil:


Fonte: Inmet

Além das chuvas, os estados da região também devem registrar baixa sensação térmica pelo menos até o final da semana por conta do tempo chuvoso e da falta de sol. Com essa condição mais chuvosa e de nebulosidade, produtores da região já estão preocupados com lavouras da safra de inverno, que podem ter o desenvolvimento prejudicado sem sol.

Até o final da semana, o tempo deve continuar chuvoso sobre o Sul do país, mas já no final de semana instabilidades retornam à região. "No sábado, 28, ocorre a organização de uma frente fria (frontogênese) com um ciclone extratropical. Os três estados podem ter eventos de chuva forte e de ventania", afirma a Climatempo.

Por outro lado, a região central do país permanecerá seca nos próximos dias, segundo Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), e atingida pela amplitude térmica, que é a variação muito grande entre a máxima e a mínima ao longo da semana.

Veja o mapa das áreas com precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:


Fonte: Inmet

Em uma previsão mais estendida, a condição chuvosa se mantém para o Sul do país. Contudo, de 31 de julho a 8 de agosto, as precipitações também podem se deslocar para o Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.


Algodão na Fazenda Bom Jardim em Montividiu (GO). Envio de Rafaela De Napoli


Colheita de algodão fazenda JK Masutti em Comodoro (MT). Envio do Agrônomo Laydson Mene​


Trigo na região de Lagoa Vermelha (RS). Envio do Eng Agrônomo Carlos R. Dellavalle Filho - Deagro​

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este sábado (27) para todo o Brasil
Previsão de chuva no Rio Grande do Sul até o início de maio
Onda de calor deve se intensificar a partir desta sexta-feira (26) elevando as temperatura em toda faixa central do país, podendo chegar ao Nordeste
Confira a previsão do tempo para está sexta-feira (25) para todo o Brasil
NOAA: Com temperaturas elevadas e tempo seco, chuvas seguem restritas ao Sul do Brasil