Tempo: Centro-Sul segue com instabilidades e previsão de tempestades no PR, SC, RS, MS e SP

Publicado em 01/11/2018 11:17


Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quinta-feira (01) - Fonte: Inmet

A faixa Centro-Sul do país terá chuvas fortes nesta quinta-feira (1º) com o avanço de frente fria e um sistema de baixa pressão. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o alerta com as precipitações vale para áreas do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Mais ao Oeste do Paraná são previstas tempestades nesta quinta, com chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. O mesmo vale para localidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Também chove forte em áreas ao Leste do estado do Paraná e Santa Catarina ao longo do dia.

Veja o mapa das áreas com previsão de tempestade nesta 5ª feira:


Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Planalto Norte Catarinense, Metropolitana De Curitiba, Oeste Catarinense, Vale Do Itajai, Planalto Sul Catarinense, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Alto Uruguai, Central Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense, Meio-Oeste Catarinense

A condição mais úmida na região Sul do Brasil tem impactado o plantio da safra de verão de soja do Paraná nos últimos dias. Segundo o Deral (Departamento de Economia Rural) do estado paranaense, os trabalhos no campo do estado estão em cerca de 65% da área. No ano passado, o plantio da oleaginosa estava em 73%.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (02/11 a 04/11) em todo o Brasil:


Fonte: Inmet

Segundo informou a Reuters com base no Agriculture Weather Dashboard, do Refinitiv Eikon, neste mês de outubro as precipitações ficaram acima da média em todo o estado do Paraná. Nas faixas Norte e Oeste do estado, os acumulados variaram de 200 a 300 milímetros da média histórica.

Ainda segundo o Inmet, tempestades são previstas em diversas áreas dos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo. A chuva fica entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h), e queda de granizo. É baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Veja o mapa das áreas com previsão de tempestade nesta 5ª feira:


Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Leste Sul-Mato-Grossense, Bauru/Araraquara/Piracicaba, Itapetininga, Sorocaba/Brangança Paulista, Metropolitana De Sao Paulo, Litoral Sul/Baixada Santista/Vale Do Ribeira, Presidente Prudente/Marília/Assis, Sul E Sudoeste Sul-Mato-Grossense, Centro Norte Sul-Mato-Grossense

Em outras áreas dos estados são previstas chuvas intensas, que ficarão entre entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Veja o mapa das áreas com previsão de chuvas intensas nesta 5ª feira:


Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Leste Sul-Mato-Grossense, Bauru/Araraquara/Piracicaba, Itapetininga, Sorocaba/Brangança Paulista, Metropolitana De Sao Paulo, Litoral Sul/Baixada Santista/Vale Do Ribeira, Presidente Prudente/Marília/Assis, Sul E Sudoeste Sul-Mato-Grossense, Centro Norte Sul-Mato-Grossense

De acordo com dados de precipitação acumulada do Inmet, diversas cidades da região Sul do Brasil tiveram altos acumulados ontem (31). Os cinco maiores foram registrados em São Luiz Gonzaga (RS): 82,2 mm, Santiago (RS): 81,8 mm, Alegrete (RS): 79,6 mm, São Luiz Gonzaga (RS): 79,4 mm e Santa Rosa (RS): 71,4 mm.

Veja o mapa com precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:


Fonte: Inmet

Também chove durante o dia em áreas da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rondônia e Tocantins.

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Defesa Civil atualiza balanço das enchentes no RS - 3 de maio, 18h
Confira a previsão do tempo para este sábado (04) para todo o Brasil
Sobe para 39 total de mortes por chuvas no RS; autoridades esperam número ainda maior
Agronegócio gaúcho ainda não consegue mensurar tamanho dos prejuízos causados pela chuvarada
FPA emite nota sobre tragédias no Rio Grande do Sul