Tempo: 2019 começa com previsão de boas chuvas no Sul e Matopiba ainda com baixos volumes
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quarta-feira (02) - Fonte: Inmet
O ano de 2019 começa com a previsão de boas chuvas sobre o Sul do Brasil, principalmente sobre o Rio Grande do Sul, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Localidades da região têm registrado danos nas lavouras de soja da safra 2018/19.
Por outro lado, ainda segundo mapas de previsão estendida, a região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) deve seguir com baixos volumes nos próximos sete dias, apesar de algumas chuvas localizadas em áreas da Bahia, Tocantins, Piauí e Maranhão.
Essa condição de menores volumes e instabilidades sobre a região produtora do Matopiba e Brasil central em dezembro e janeiro havia sido alertada pelo diretor do Inmet, Francisco de Assis Diniz, em entrevista no início de dezembro ao jornalista João Batista Olivi.
Veja o mapa de precipitação acumulada dos próximos 7 dias em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
"Essa estiagem deve se prolongar durante a segunda quinzena de dezembro e entrando a primeira semana de janeiro, podendo, inclusive, se prolongar pela frente", disse Diniz em entrevista ao Notícias Agrícolas no final do ano passado.
De acordo com mapas de previsão do tempo do Inmet para os próximos 7 dias chuvas com bons volumes acumulados serão registradas sobre o estado do Rio Grande do Sul, também chove em áreas de Santa Catarina e Paraná, mas será em menor intensidade.
Em áreas mais centrais do Brasil, também deve chover bem ao longo dos próximos dias, mas com uma condição bastante esparsa. Os maiores volumes estão sendo previstos para os estados de Mato Grosso, São Paulo e Goiás.
Os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul já registram perdas consideráveis em função da seca; no Rio Grande do Sul produtores partem para o quarto replantio e há ainda diversos casos de ferrugem em lavouras de soja, de acordo com dados do Consórcio Antiferrugem.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (03/01 a 09/01) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
"Há lavouras com condições muito ruins. Oeste do Paraná, parte do Norte e Centro-Sul do estado, partes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul já tem muitas lavouras com grandes problemas. Consideramos que no Paraná já tem 3 milhões de toneladas perdidas... Se hoje voltar a chover, essa é a previsão da safra", disse o consultor de mercado Vlamir Brandalizze, da Brandalizze Consulting.
Leia mais:
» Safra brasileira de soja perde potencial diariamente com seca e calor
Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 02 de janeiro até 18 de janeiro:
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Mapas do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), confirmam esse cenário mais chuvoso na região Sul nos próximos dias e com menores volumes sobre a região central e a escassez de chuvas no Matopiba.
Em uma previsão mais estendida, entre os dias 10 de janeiro e 18 de janeiro, o NOAA prevê chuvas mais localizadas sobre a região Norte e Sul, além de precipitações bastante irregulares sobre a maior parte do país. A condição mais seca sobre áreas do Matopiba seguirá.
De acordo com mapa de precipitação acumulada do Inmet, boas chuvas foram registradas nos últimos cinco dias sobre partes do Brasil central, Nordeste e algumas áreas do Matopiba. Bons acumulados também são vistos em áreas do Sul, com exceção do Rio Grande do Sul. Choveu pouco sobre o Nordeste.
Veja o mapa com a precipitação acumulada em todo o Brasil nos últimos 5 dias:
Fonte: Inmet
Soja TMG fechamento de plantio 110 dias em Meridiano (SP)
Soja em Paranatinga (MT). Fazenda Aparecida do Norte. Envio de Moacir Kohl Filho
Lavouras em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Lavoura de Café IPR 100 Segunda Safra na Fazenda Ventania em Alpinópolis (MG). Envio de Rodrigo Reis de Azevedo
Fazenda Nossa Senhora das Graças, cooperado Armando Lucredi. Foto enviada pela cooperativa Coopernorte
Fazenda Irmãos Petek em Baixa Grande do Ribeiro (PI)
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real