Tempo: No Pará, BR-163 terá chuvas até dia 10 de março; Centro-Norte seguirá com instabilidades

Publicado em 01/03/2019 11:10


Imagem de satélite de todo o Brasil nesta sexta-feira (1º) - Fonte: Inmet

As chuvas seguem sobre a maior parte do Brasil nos próximos dias, segundo o modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). No trecho da BR-163, em Novo Progresso (PA), a previsão é de que precipitações sigam e o tempo fique mais firme apenas a partir do dia 10 de março.

Mais de três mil carretas estão atoladas em um trecho da rodovia federal, de aproximadamente 400 km, entre as cidades de Novo Progresso (PA) e Moraes Almeida (PA). Já são quase cinco dias de chuvas ininterruptas, com acumulados no período que já superam os 100 mm.

    

"Não há quem consiga tirar aquelas carretas de lá", disse em entrevista ao Notícias Agrícolas Braitner Vidovix, Secretário de Governo da Prefeitura Municipal de Novo Progresso. O trânsito comprometido na região afeta o escoamento para o Porto de Miritituba.

Veja mais:
» Mais de 3 mil carretas atoladas na BR-163 no PA não há o que fazer até o dia 15

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (02/03 a 08/03) em todo o Brasil:


Fonte: Inmet

Veja o mapa das áreas com precipitação acumulada nos últimos 3 dias:


Fonte: Inmet

Segundo previsão estendida da Climatempo para os próximos 10 dias, a tendência é de que as chuvas sigam na cidade de Novo Progresso pelo menos até o próximo final de semana. As chuvas mais volumosas ocorrem agora e ao longo dos dias vão diminuindo.

Somente nesta sexta-feira, são esperados 29 milímetros, com máximas de 26°C e mínimas de 19°C. A empresa meteorológica relata que o dia deve ser chuvoso pela manhã, mas há momentos de aberturas de sol à tarde e pancadas de chuva que vão até a noite.

 

Previsão do tempo para os próximos 9 dias em Novo Progresso (PA) - Fonte: Climatempo

As chuvas têm sido constantes sobre a faixa Centro-Norte do Brasil. A umidade favoreceu bastante o desenvolvimento das lavouras de soja e milho do Brasil central, além do café e cana no Sudeste. As chuvas devem seguir pelo menos até a primeira quinzena de março.

Veja o mapa com a precipitação acumulada nos próximos 7 dias no Brasil:


Fonte: Inmet

Segundo o modelo Cosmo do Inmet, áreas centrais do Brasil terão chuvas de até 150 milímetros acumulados nos próximos 7 dias. Estados produtores de grãos como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás terão altos volumes. As precipitações seguirão sobre essa faixa por um bom tempo.

"A tendência é de que a chuva em áreas centrais do Brasil se estenda até a primeira quinzena de março. Elas podem até ser fortes em algumas áreas, mas para a agricultura não são esperados danos. A preocupação é para o Rio de Janeiro e São Paulo", disse Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet.

Imagens enviadas por produtores apontam problemas com as chuvas dos últimos dias na reta final da colheita. A consultoria ARC Mercosul (AgResource), no entanto, não vê impactos generalizados. A atenção também está focada com a safrinha de milho.

Veja o mapa com a previsão de chuvas acumuladas do modelo GFS para os próximos 5 dias:


Fonte: ARC Mercosul (AgResource)

"Os próximos 5 dias não trazem nenhuma preocupação generalizada para a reta final da colheita de soja brasileira, nem para o plantio do milho de segunda safra. Entretanto, índices pluviométricos acima dos 20mm são necessários sobre o Paraná para que a saúde vegetal seja mantida", disse a ARC Mercosul.

De acordo com alertas do Inmet, esta sexta-feira será mais um dia de chuvas intensas e atenção em localidades do Centro-Oeste e Sudeste. Há aviso de chuvas intensas sobre áreas do Mato Grosso Sul e altos acumulados de chuva sobre quase todo o estado de São Paulo.

Veja o mapa das áreas com alerta nesta 6ª feira:


Fonte: Inmet

Previsão estendida de chuva para todo o Brasil

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 29 de fevereiro até 09 de março, chuvas volumosas se concentram sobre a maior parte do país. Áreas do Sul, Sudeste e Nordeste têm menos precipitações.

De 09 de março até 17 de março, as precipitações aumentam ainda mais e seguem concentradas sobre a maior parte do Centro-Norte do país. Localidades do Nordeste, incluindo Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), além de áreas do Sul do país seguirão com tempo mais firme e poucos acumulados.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 1 de março até 17 de março:


Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

» Clique e veja mais informações a página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

 
Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Defesa Civil atualiza balanço das enchentes no RS - 3 de maio, 18h
Confira a previsão do tempo para este sábado (04) para todo o Brasil
Sobe para 39 total de mortes por chuvas no RS; autoridades esperam número ainda maior
Agronegócio gaúcho ainda não consegue mensurar tamanho dos prejuízos causados pela chuvarada
FPA emite nota sobre tragédias no Rio Grande do Sul