Tempo: Mínimas despencam no Sul e Sudeste com geadas e chuva congelada; serra catarinense registra -9°C; veja

Publicado em 14/08/2019 11:19
Veja as mínimas em outras cidades do Sul; expectativa da previsão do tempo é que as temperaturas subam nos próximos dias pelo país


Imagem de satélite nesta quarta-feira (14) em todo o Brasil - Fonte: Inmet

O frio chegou com força no Sul do Brasil. Levantamento do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) aponta que cidades tiveram mínimas abaixo dos 5°C, inclusive com geadas e chuva congelada.

As três menores temperaturas na madrugada de quarta-feira (14), de acordo com o Inmet e o Epagri, foram registradas nas cidades de São Joaquim (SC): -5,3°C, Urupema (SC): -4,7°C e Bom Jardim da Serra (SC): -4,3°C. O frio também está sendo sentido em áreas da região Sudeste do Brasil.

Por volta das 8h, o Epagri chegou a anotar mínima recorde de -9°C na cidade de Urupema, na Serra Catarinense. "Na madrugada e manhã desta quarta-feira, 14, o centro desta massa polar avança sobre o Uruguai e sobre o sul do Rio Grande do Sul", destacou a Climatempo.

     


Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas e @jornalistadotempoou use as hashtags #jornalistadotempo ou #imangensdodia

Veja o mapa com a previsão de temperatura mínima para até 93 horas (14/08 a 17/08) em todo o Brasil:

 


Fonte: Inmet

A previsão é que o ar gelado consiga avançar sobre o Sul do Brasil com muita força nesta quarta-feira e o dia amanhece congelante, com condições para geada de moderada a forte intensidade em muitas áreas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e até do Sul do Paraná.

A empresa meteorológica, inclusive, não descartava a possibilidade de nevar ou ter precipitação invernal na serra do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. "Mas a nebulosidade não deve persistir por muitas horas e nem cobrir grandes áreas", disse a Climatempo.

A previsão do tempo aponta que a massa de ar frio deve passar rápido sobre o país. Já nesta final de semana, a estimativa é de que as temperaturas se elevem no Sul e Sudeste brasileiro. Os mapas de previsão de geada do Inmet mostram que as chances diminuem muito.

Veja os mapas com previsão de geada nos próximos dias em todo o Brasil:


Previsão de geada na quarta-feira (14) - Fonte: Inmet


Previsão de geada na quinta-feira (15) - Fonte: Inmet


Previsão de geada na sexta-feira (16) - Fonte: Inmet

"O pico será entre a quarta-feira e quinta-feira dependendo da localidade, sendo que na parte norte e centro do Brasil serão mais intenso na quarta-feira e na quinta-feira será mais intenso em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo", disse Francisco de Assis Diniz, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo

O Instituto Nacional de Meteorologia segue com seus alertas de declínio de temperatura para áreas centrais do país, incluindo os estados do Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.

Veja o mapa com alerta em todo o Brasil nesta quarta-feira:


Fonte: Inmet

Ainda nesta quarta-feira, segundo o Inmet, há alerta ventos costeiros no ES. A baixa umidade segue no MA, PA, PI e TO.

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 14 até 22 de agosto, as chuvas mais volumosas caem sobre as extremidades do país. Na maior parte da região Norte, partes do Nordeste, Sul e Sudeste, os volumes serão fracos a moderados.

De 22 até 30 de agosto, a tendência segue a mesma do mapa anterior, mas com chuvas mais volumosas sobre a região Norte do país. No Sul, Sudeste e em partes do Nordeste, as chuvas diminuem e a abrangência também será menor.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 14 até 30 de agosto:


Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA



Trigo em Santiago (RS). Envio de Angelica Marian


Campo em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro.


Campo em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro.


Campo em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro.


Colheita mecanizada em Pederneiras (SP). Envio de Leonardo Monteiro Rocha

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas e @jornalistadotempoou use as hashtags #jornalistadotempo ou #imangensdodia

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião | Instagram @jornalistadotempo
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sobe para 55 o número de vítimas em temporais do Rio Grande do Sul
Chuvas no RS: por que chove tanto no estado? Entenda as causas
Jovem Pan: Tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul já afeta meio milhão de pessoas
Guaíba ultrapassa a marca de 5 metros
Região portuária no RS terá plano de ação para enfretamento das chuvas