Chuvas começam avançar para o sul do país: Bons volumes previstos para os três estados

Publicado em 20/05/2020 10:19 e atualizado em 20/05/2020 10:56

A frente fria em atuação na Argentina começa a ganhar força e se deslocar para o sul do Brasil ao longo desta quarta-feira (20), a tendência é que essa frente fria leve chuvas volumosas e que deêm alívio para os três estados nos próximos dias. Além desse sistema, há ainda um cavado - uma região alongada de relativa pressão atmosférica baixa, frequentemente associada a frentes - em atuação entre a Bolívia e o Paraguai que dão ainda mais força à frente fria, aumentando ainda mais a intensidade e abrangência das chuvas.  

Segundo Heráclio Alves, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a frente começa avançar nesta quarta-feira (20), mas as chuvas mais expressivas devem acontecer a partir da quinta-feira (21). O modelo Cosmo do Inmet aponta ainda que os volumes mais expressivos devem atingir primeiramente a região oeste e extremo sul do Rio Grande do Sul, com precipitação entre 20 e 40 milímetros de precipitação. 

Ao longo da quinta-feira (21) as chuvas avançam e ficam ainda mais expressivas, podendo ser registrados volumes acima de 50 milímetros em algumas áreas do Rio Grande do Sul.A tendência é que nesta data chova também na região central do estado e os volumes devem ficar entre 20 e 50 milímetros de precipitação. A partir de sexta-feira (22) as chuvas avançam também para Santa Catarina e Paraná.

Veja o mapa de previsão prevista para a região sul do país entre quinta e sexta-feira: 


Fonte: Inmet

 

No caso de Santa Catarina, são previstas boas chuvas para todo o estado, com precipitação entre 20 e 40 milímetrosAlém do Rio Grande do Sul, Santa Catarina também enfrenta grave problemas por conta das chuvas abaixo do esperado para o estado desde o ano passado.

Segundo um levantamento do Epagri, na fruticultura, as principais culturas afetadas pela estiagem foram maçã, com perdas de 19,6% da produção estimada para a safra, maracujá (perda de 9,5%), e ameixa, com 4,1% de queda na produção. As regiões mais atingidas estão em São Joaquim, Videira, Criciúma, Tubarão e Lages. A tendência é que as chuvas permaneçam até, pelo menos, o sábado em todo o estado.

A situação é ainda mais crítica no Paraná, que enfrenta a pior estiagem dos últimos 50 anos. Há previsão de chuvas com bons volumes para o Paraná nos próximos dias, com volumes entre 20 e 40 milímetros de precipitação. No entanto, mais uma vez, os volumes do norte do estado devem ser mais baixos quando comparados com as demais áreas. O norte do Paraná é a região mais afetada pela falta de chuvas.  


Fonte: Inmet 

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (8) para todo o Brasil
Governo cria força-tarefa para combater informações falsas relacionadas às enchentes 
EUA: Plantio deve retomar ritmo mais acelerado na próxima semana, com chuvas menos intensas
Procon RS trabalha para auxiliar população no momento de calamidade pública
Governo atualiza situação das barragens no RS (07 de maio)