Senasa confirma surto de gripe aviária H5 em pelicanos encontrados na praia de Paita, no Peru

Publicado em 16/11/2022 10:42
A vigilância clínica foi organizada nas fazendas de criação de aves, perto da costa das praias de Piura

*Informações da Agência Andina de Notícias

Como resultado das ações de vigilância passiva realizadas em todo o país, o Serviço Nacional de Sanidade Agrária do Peru (Senasa) confirma a presença de um surto de gripe aviária "altamente patogênica" H5 em aves marinhas (pelicanos) encontradas em "Los cangrejos" praia de Paita, departamento de Piura.

Por esse motivo, está sendo realizado o sequenciamento para determinar a neuraminidase (N), indica o comunicado do Senasa , que também ordenou medidas sanitárias que incluem vigilância clínica em todas as granjas de criação de aves, próximas à costa das praias. .

Da mesma forma, a amostragem sorológica de aves domésticas tem sido intensificada em áreas próximas a áreas úmidas no país. 

Além disso, tem coordenado com organizações ligadas à produção avícola o fortalecimento de suas medidas de biossegurança, a fim de prevenir a entrada da referida doença em suas granjas. 

O Senasa pede tranquilidade aos produtores e consumidores de aves no Peru, “considerando que este caso não representa um risco para o consumo de aves ou produtos marinhos”, diz.

Por fim, recomenda evitar o manuseio de aves mortas (marinhas e silvestres); e se for apresentado um caso suspeito, comunique imediatamente o Senasa mais próximo. 

Fonte: Agência Andina de Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Média diária exportada de carne de frango recua 8,2% em novembro/25
Carne suína: novembro registra recuo de 14% no volume exportado em comparação ao ano anterior
Preços da suinocultura independente seguem firmes, mas o mercado permanece atento a novas oportunidades na demanda externa
Mercado do frango inicia dezembro com boas perspectivas, mas poder de compra do produtor cai
Suínos/Cepea: Vivo segue na casa dos R$ 8/kg
Brasil pode ampliar exportações de carne de frango em 0,5% em 2025 após reversão de embargos, diz ABPA