México começará a vacinar aves para bloquear variante da gripe aviária
![]()
CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O México começará a vacinar aves em áreas de alto risco nesta semana para impedir a propagação da cepa altamente contagiosa H5N1 da gripe aviária no país, disseram autoridades nesta terça-feira.
No mês passado, as autoridades mexicanas detectaram uma cepa grave de gripe aviária H5N1 em uma fazenda comercial no estado de Nuevo Leon, na fronteira com os Estados Unidos.
Comumente chamada de gripe aviária, a doença costuma ser transmitida por aves selvagens no outono e no inverno, mas os especialistas estão preocupados com o fato de a cepa H5N1 não ter seguido as tendências anteriores, diminuindo durante o verão no hemisfério norte.
A rápida disseminação da variante levou a abates maciços este ano. Até agora, pelo menos 52 milhões de aves foram abatidas por motivos de saúde na Europa, disse o Ministério da Agricultura do México, em comparação com 50,2 milhões nos Estados Unidos.
Reportagem de Carolina Pulice; Edição por Sherry Jacob-Phillips
0 comentário
Preços dos suínos em São Paulo mantêm estabilidade por 12 semanas; expectativa de aquecimento no mercado na próxima semana
Ovos/Cepea: Produção desacelera, mas cotações seguem enfraquecidas
Produtores de suínos de MT discutem custos da ração, exportações recordes e consumo interno
Frango/Cepea: Disponibilidade cai para níveis pré-gripe aviária; preços sobem
Apesar de oferta excedente, suinocultura independente mantém estabilidade nas cotações
Aumento da gripe aviária na Europa ocorre com recorde de casos de aves selvagens, diz EFSA