Assim como o Peru, Equador declara emergência sanitária animal após surto de gripe aviária

Publicado em 01/12/2022 08:42 e atualizado em 01/12/2022 11:12

QUITO, 30 de novembro (Reuters) - O governo do Equador declarou uma emergência de saúde animal na quarta-feira devido a um surto de gripe aviária altamente patogênica H5N1, informou o Ministério da Agricultura.

O surto de gripe aviária foi detectado pela primeira vez no fim de semana em uma granja na província andina de Cotopaxi, ao sul da capital do país, Quito, desencadeando esforços de quarentena em áreas potencialmente infectadas.

Cerca de 180.000 aves na área devem ser abatidas para impedir a propagação do vírus, disse o ministério em comunicado.

O governo disse que a gripe aviária não oferece risco à saúde da população e garantiu a segurança do consumo de ovos e carne de frango.

“Durante os próximos 90 dias, não será possível movimentar aves, produtos e subprodutos de origem aviária como ovos, galinhas, frangos, entre outros, das explorações afetadas pelo surto”, acrescentou o ministério.

As autoridades locais disseram que o contágio detectado representa apenas 0,15% da população avícola do país, que conta com cerca de 263 milhões de frangos e 16 milhões de aves poedeiras.

O setor avícola equatoriano possui 1.810 fazendas e gera US$ 1,8 bilhão, cerca de 23% do Produto Interno Bruto (PIB) agrícola. (Reportagem de Alexandra Valencia Edição de Bill Berkrot)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Custos da ração pressionam a suinocultura e exigem estratégia do produtor em 2026
Chile habilita Núcleo Genético Gênesis para exportação de suínos de reprodução
Ucrânia pode perder até metade do rebanho suíno em 2026 com PSA e crise de preços
Carne suína registra avanço no preço externo no início de fevereiro
Exportações de carne de frango ganham ritmo em valor no início de 2026
Como estão os custos de produção na suinocultura?