Senasa confirma surto de gripe aviária H5 em pelicanos encontrados na praia de Paita, no Peru
*Informações da Agência Andina de Notícias
Como resultado das ações de vigilância passiva realizadas em todo o país, o Serviço Nacional de Sanidade Agrária do Peru (Senasa) confirma a presença de um surto de gripe aviária "altamente patogênica" H5 em aves marinhas (pelicanos) encontradas em "Los cangrejos" praia de Paita, departamento de Piura.
Leia mais:
+ México começará a vacinar aves para bloquear variante da gripe aviária
+ Mapa alerta para importância da prevenção da influenza aviária após detecção na Colômbia
Por esse motivo, está sendo realizado o sequenciamento para determinar a neuraminidase (N), indica o comunicado do Senasa , que também ordenou medidas sanitárias que incluem vigilância clínica em todas as granjas de criação de aves, próximas à costa das praias. .
Da mesma forma, a amostragem sorológica de aves domésticas tem sido intensificada em áreas próximas a áreas úmidas no país.
Além disso, tem coordenado com organizações ligadas à produção avícola o fortalecimento de suas medidas de biossegurança, a fim de prevenir a entrada da referida doença em suas granjas.
O Senasa pede tranquilidade aos produtores e consumidores de aves no Peru, “considerando que este caso não representa um risco para o consumo de aves ou produtos marinhos”, diz.
Por fim, recomenda evitar o manuseio de aves mortas (marinhas e silvestres); e se for apresentado um caso suspeito, comunique imediatamente o Senasa mais próximo.
0 comentário
Custos da ração pressionam a suinocultura e exigem estratégia do produtor em 2026
Chile habilita Núcleo Genético Gênesis para exportação de suínos de reprodução
Ucrânia pode perder até metade do rebanho suíno em 2026 com PSA e crise de preços
Carne suína registra avanço no preço externo no início de fevereiro
Exportações de carne de frango ganham ritmo em valor no início de 2026
Como estão os custos de produção na suinocultura?