Federarroz: Abertura Oficial da Colheita do Arroz é lançada destacando produtividade e aumento na área da exposição

Publicado em 28/10/2021 08:20

O lançamento da 32ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, ocorrido nesta quarta-feira, 27 de outubro, destacou o protagonismo do Rio Grande do Sul na produção brasileira do cereal e a importância em continuar buscando ferramentas que viabilizem cada vez mais a cultura. O evento marcado para o período entre 16 e 18 de fevereiro de 2022, na Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), terá como tema "A Produção De Alimentos no Pós-Pandemia''. Novos Patamares, Novos Desafios".

O presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho, salientou a responsabilidade em relação à manutenção da segurança alimentar, especialmente devido às mudanças significativas nos dois últimos anos com a pandemia. “Este novo momento em que estamos vivendo nos traz cada vez mais a obrigação de aumentar a produtividade para que possamos enfrentar os desafios. E a Abertura da Colheita do Arroz é um evento consolidado e profissional para trazer aos produtores as ferramentas necessárias para uma boa condução dos seus negócios”, afirmou, ressaltando a necessidade da busca de outros grãos para a Metade Sul do Estado, assim como de outras forrageiras para que haja uma intensificação cada vez maior da pecuária no sistema produtivo.

Velho também salientou que a feira está com cerca de 60% dos espaços comercializados, e a expectativa é chegar até o final do ano com todos preenchidos. “A procura tem sido bastante positiva por parte das empresas expositoras. Teremos duas lavouras principais de arroz com as  tecnologias da Embrapa, Irga, BASF e FMC, e uma lavoura principal de soja”, observou. O dirigente informou, ainda, que serão seguidos todos os protocolos sanitários estaduais e municipais que estiverem vigentes na época do evento, reforçando que toda a equipe que vai trabalhar no local deverá apresentar o exame  do PCR,  e ao público será solicitado o  passaporte vacinal. 

Outros pontos destacados no lançamento foram a ampliação da área de exposição e a expectativa de aumento na participação do público, com uma projeção de mais de oito mil pessoas. O Chefe Geral da Embrapa Clima Temperado, Roberto Pedroso, ressaltou tratar-se  da maior abertura de colheita de grãos das Américas e que, no próximo ano, se encaminha para  superar todas as marcas históricas. “Hoje, pensa-se em sistemas complexos de produção e de comercialização sempre com sustentabilidade. Por isso, o evento reunirá expositores da pesquisa, da produção, insumos, do setor de máquinas e implementos, entre outros. Toda a cadeia produtiva estará conectada”, enfatizou Pedroso.

Também falaram no evento, realizado no Auditório da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), o presidente da entidade, Gedeão Pereira, o presidente do Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga), Rodrigo Machado, e o prefeito de Capão do Leão, Vilmar Motta Schmitt. Após o lançamento, foi feita a entrega das homenagens Pá do Arroz deste ano, que não pôde ser realizada em fevereiro passado em função de problemas climáticos. 

A Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas é organizada pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), com a correalização da Embrapa e o apoio do Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga) na condução das lavouras. A programação contará com feira, palestras, debates, homenagens, ato da Abertura Oficial e as vitrines tecnológicas.

Fonte: Federarroz

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto