Plantio do milho segue atrasado no MT enquanto preço do cereal continua a subir, aponta Imea

Publicado em 16/03/2021 13:31

O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando que, até a última sexta-feira (05), 88,32% as áreas esperadas para esta segunda safra de milho haviam sido plantadas no estado. Na comparação com o ciclo 2019/20, a semeadura está 11,33 pontos percentuais atrasada e 9,17 pontos atrás da média dos últimos cinco anos.

“Com o avanço da colheita da soja, mesmo estando em atraso, as áreas destinadas ao milho safrinha começam a aumentar a disponibilidade em Mato Grosso para o cultivo do cereal. Com isso, espera-se que os trabalhos se encerrem nas duas próximas semanas”, diz o relatório.

Já do lado do mercado, as cotações disponíveis no estado aumentaram 115,49% desde o início da safra 19/20 (01 de julho de 2020), e atingiram na última sexta-feira (12) patamar de R$ 68,87 a saca.

Para os analistas do Imea, é comum em Mato Grosso a elevação dos preços no período de entressafra do milho, devido à menor disponibilidade de grãos para o comércio. “Além da demanda aquecida, outros fatores vêm ditando essa valorização, como: a alta de 4,43% do dólar (de 01 julho/20 a 12 março/21), e também a elevação nas cotações do cereal na CME”.

O milho que está sendo plantado na safra 2020/21 também registra elevações e chegou a uma média de R$ 58,64/sc. “Desse modo, os agricultores do estado têm um incentivo a mais para fechar negócios para a safra futura, entretanto, devido às incertezas na semeadura, que se encontra como uma das mais atrasadas da história, a tendência é que as negociações não movam grandes volumes até a definição da safra”, relata o Imea.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com mercado lento, cotações do milho recuam na B3 nesta segunda-feira
Em apenas 15 dias úteis, Brasil já exportou mais milho do que em todo dezembro de 2024
Força de demanda segue mantendo futuros do milho de Chicago em alta nesta segunda-feira
Cotações do milho abrem a segunda-feira no campo positivo da Bolsa de Chicago
Milho/Cepea: Com demanda ainda fraca, preços caem em parte das praças
Futuros do milho recuam em Chicago nesta sexta-feira, mas ainda acumulam ganhos semanais