Ministro da Agricultura da Argentina solicita ampliação do fundo emergencial para ajudar os produtores afetados pela seca

Publicado em 11/01/2022 14:54 e atualizado em 11/01/2022 15:51

O Ministro da Agricultura, Pecuária e Pescas, Julián Domínguez, reuniu-se com o Chefe de Gabinete da Nação, Juan Manzur, para solicitar a ampliação do fundo de emergência para ajudar produtores e governos provinciais que enfrentam problemas devido à seca.

“Com o Chefe de Gabinete conversamos sobre a necessidade de estarmos preparados para resolver esta situação, pois vamos ter um impacto no setor, o qual teremos uma avaliação melhor a partir da terceira semana de janeiro. Por isso, concordamos em pôr em funcionamento o fundo nacional de emergência para assistir e acompanhar os produtores neste momento de dificuldades", disse o ministro.

Ao longo do último semestre em algumas áreas da Argentina houve uma diminuição de até 200 mm de chuva, o que complicou a situação. Durante o encontro, Domínguez  indicou que o Ministério observa com preocupação a evolução da situação, especialmente no que diz respeito ao milho de primeira safra, soja, e a falta de disponibilidade de forragem ou pastagem para pecuária em alguns lugares. 

A autoridade também expressou preocupação especial com a situação na província de Entre Ríos, que tem tido sérios problemas com incêndios.

“Estamos constantemente a monitorar e em contato com os ministros das províncias, fazendo uma avaliação e um diagnóstico da situação e do impacto das alterações climáticas nas diferentes culturas”, concluiu Domínguez.

Tags:

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho anda de lado em Chicago nesta sexta-feira já entrando em ritmo de final de ano
Bom resultado de vendas nos EUA ajuda milho a se valorizar em Chicago nesta quinta-feira
Brasil exportou mais milho em novembro de 2025 do que no mesmo mês de 2024
USDA informa novas vendas de 493,3 mil t de milho para Colômbia e México
Milho se apoia nas exportações e volta a subir em Chicago nesta quinta-feira
Seguindo o trigo, milho abre a quinta-feira com leves baixas em Chicago