Falta de chuvas impede avanço do plantio de milho em algumas delegações da Argentina, relata Ministério da Agricultura

Publicado em 06/01/2022 13:44 e atualizado em 06/01/2022 15:13
Por outro lado, departamentos que receberam precipitações conseguiram recuperar algumas lavouras

Logotipo Notícias Agrícolas

O Ministério de Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina divulgou seu informe semanal de estimativas agrícolas atualizando seus dados para a safra de milho 2021/22. Segundo a publicação, os trabalhos de plantio da nova safra seguem avançando pelo país e atingiram os 84% do total.

Este índice avança 5 pontos percentuais com relação à semana anterior, mas fica 3 pontos à trás do que era registrado neste período para a safra anterior 2020/21.

As regiões que já encerraram seus trabalhos são Bahía Blanca, Bolívar, Bragado, General Madariaga, Junín, La Planta, Lincoln, Pehuajó, Pergamino, Pigué, Salliqueló, Tandil, Tres Arroyos, 25 de Mayo, Rio Cuarto, Cañada de Gómez, Casilda, Venado Tuerto, Corrientes e San Luis.

Por outro lado, as localidades ainda mais atrasadas na semeadura são Salta e Tucumán (6%), Chaco Charata (8%), Stgo. Estero Quimili (10%), Avellaneda (19%) e Chaco Pcia. R. S. Peña (20%).

A área total para ser implantada segue projetada em 10,1 milhões de hectares, patamar 4,1% maior do que o registrado na temporada passada 2020/21 que teve 9,7 milhões de hectares e produziu 60,5 milhões de toneladas.

A província de Buenos Aires é a mais adiantada, por lá todas as delegações já encerraram as atividades de plantio desta temporada. Em Junín, por exemplo, choveu em todas as partes da delegação na última semana, o que permitiu recuperar parcialmente a umidade do perfil e melhorar as condições gerais do milho que se encontrava bastante danificado.

Ainda na mesma província, Pergamino começou a sentir os efeitos do forte calor, que apesar das chuvas esporádicas e irregulares, teve lotes começando a secar nas folhas mais próximas ao solo pela falta de umidade. Nas áreas da delegação La Plata, os campos de milho também mostram a falta de umidade no solo, aumentando os efeitos da ausência de chuvas.

Por lado, na delegação de Quimilí em Santiago Estero, o plantio começou apenas nos departamentos do Sul, enquanto os produtores ainda aguardam novas chuvas neste mês de janeiro. A limitação de umidade também trava o avanço de plantio em Salta e em Avellaneda.

Confira imagens das plantações de milho na Argentina divulgadas pelo site argentino InfoCampo

Milho sofrendo estiagem na Argentina - janeiro 2022 (1)
Milho sofrendo estiagem na Argentina - janeiro 2022 (3)
Milho sofrendo estiagem na Argentina - janeiro 2022 (4)
Milho sofrendo estiagem na Argentina - janeiro 2022 (2)
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário