Qualidade das lavouras de milho cai na Argentina bem quando plantas estão entrando em seu período mais crítico, relata Bolsa de Buenos Aires

Publicado em 06/01/2022 15:11

Logotipo Notícias Agrícolas

A Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) divulgou seu informe semanal trazendo novas perspectivas para a safra de milho argentina 2021/22. Os dados levantados pelos técnicos da BCBA apontam que 77,3% dos 7,3 milhões de hectares projetados já foram semeados no país, um avanço de 6,6 pontos percentuais na semana.

“Desde o nosso relatório anterior, a semeadura de mudas de milho concentrou-se no Oeste e no Norte da área agrícola nacional. As chuvas heterogêneas que vêm ocorrendo nas últimas semanas permitem que o avanço das máquinas continue parcialmente”, destaca a BCBA.

A publicação ainda destaca que, na zona Centro-Leste de Entre Ríos, as reservas de água ajustadas dos perfis causam uma diminuição nas expectativas de rendimento dos primeiros plantios do cereal. Na zona Centro-Norte de Santa Fé, a incorporação das pinturas tardias e da segunda ocupação transita pelo seu trecho final. 

Em direção à província de Córdoba, a situação do cultivo é heterogênea, registrando-se as melhores fotos nos departamentos provinciais do leste e do sul. Nos Núcleos Norte e Sul, as últimas tabelas de atraso e segunda ocupação ainda não foram incorporadas, enquanto em paralelo os primeiros lotes passam pelo período crítico.

Lavoura de milho entrando em enchimento de grãos em Carlos Tejedor - Buenos Aires  - janeiro 2022
Lavoura de milho entrando em enchimento de grãos em Carlos Tejedor na província de Buenos Aires

Olhando para as condições de cultivo, o relatório aponta que 40% das lavouras estão com avaliações boas ou excelentes, 39% como médias e 21% ruim. De acordo com as condições hídricas, 63% das lavouras são consideradas ótimas ou adequadas e 37% com regulares.

“Este cenário pode afetar o rendimento potencial da safra nas províncias de Santa Fé, Entre Ríos e Córdoba, onde o cereal passa pelo período de definição de rendimento. As chuvas são necessárias durante o mês de janeiro para amenizar o estresse hídrico dessas tabelas e para completar a incorporação dos lotes de milho ainda não semeados”, explicam os técnicos da BCBA.

No relatório da semana anterior, esses índices eram de 58% das lavouras boas ou excelentes, 34% médias e 8% ruins. Além de 79% das lavouras consideradas ótimas ou adequadas em relação às condições hídricas e 21% com regulares ou secas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário