Plantio do milho está atrasado no RS esperando colheita do trigo, diz Emater

Publicado em 27/10/2022 17:43

Até esta quinta-feira (27), os produtores do Rio Grande do Sul já haviam semeado 73% dos 831.786 hectares estimados para a safra de milho verão 2022/23. Este patamar é inferior aos 75% registrados no mesmo período da temporada passada, mas superior aos 68% da média das últimas cinco safras.     

Neste momento, 99% das lavouras semeadas estão em fases de germinação ou descanso vegetativo e 1% já avançou para a fase de floração.    

“O plantio de milho prosseguiu de maneira mais lenta, pois parte da área destinada ao cultivo será implantada após as operações de colheita e/ou o plantio de outras culturas, como é o caso de trigo e soja. Em parte do Estado, a ocorrência de chuvas volumosas tornou momentaneamente inapropriada a semeadura em função do alto teor de umidade nos solos”, relata a Emater/RS em seu mais recente Informativo Conjuntural.     

A entidade ainda destaca que “as chuvas beneficiaram o desenvolvimento e o aproveitamento de nutrientes suplementados em adubações de cobertura”.    

Do lado do mercado, o valor médio da saca de milho subiu 0,71% ao longo desta última semana, passando de R$ 84,00 para R$ 84,60. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho: Preços fecham 3ª feira com mais de 1% de alta na B3, de olho no câmbio no clima e na demanda
Milho fecha com leves baixas na B3 nesta 2ª feira e sente pressão do dólar
Seguindo a soja e de olho na China, milho recua em Chicago nesta segunda-feira
Milho/Cepea: Preço reage em algumas regiões
B3 realiza lucros nesta sexta-feira, mas acumula valorização semanal para o milho
Foco do produtor na soja ajuda a reduzir oferta de milho e traz suporte para cotações no Brasil