Plantio da safrinha de milho chega à 1% no Paraná

Publicado em 10/01/2023 15:06

Iniciado, ainda de maneira tímida na virada do ano, o plantio da segunda safra de milho chegou ao patamar de 1% do total estimado para o estado nesta última semana, de acordo com o relatório de plantio e colheita das principais safras do estado do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná. 

O levantamento indica que foram semeadas lavouras nas regiões de Francisco Beltrão, Irati, Guarapuava e Pato Branco, totalizando 13.283 hectares dos 2.643.860 esperados para o ciclo. Até aqui, 100% da área está em boas condições com 29% das plantas já em descanso vegetativo e os 71% restantes ainda em germinação. 

Ao mesmo tempo, segue o acompanhamento da safra de verão, que já tem 8% das lavouras em fase de maturação, 47% em frutificação, 32% em floração e 13% ainda em descanso vegetativo. Quanto a qualidade das lavouras, 79% foram avaliadas como boas, 18% como médias e 3% como ruins, mesmos patamares da semana anterior. 

Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que as lavouras de milho estão em fase reprodutiva e apresentam boa sanidade nas regionais Norte e Centro-Oeste. “Apesar das temperaturas atípicas, as culturas seguem com com desenvolvimento e a boa umidade do solo beneficia as lavouras que estão em frutificação, auxiliando na formação de grãos”. 

Na região Oeste, a volta das chuvas restabeleceu o ânimo dos produtores, ainda que muitas lavouras de soja e milho tenham perdas significativas face às poucas chuvas e altas temperaturas de dezembro. “Estimam-se perdas de produção para estas culturas, visto que as áreas semeadas mais precocemente passaram por escassez hídrica em sua fase mais crítica, durante boa parte do período reprodutivo, no qual se encontra a maioria das lavouras atualmente”, afirma o Deral. 

No Noroeste as áreas de milho primeira safra apresentam bom desenvolvimento e a expectativa também é de boa produtividade para o milho da região Sul, apesar do registro de queda de granizo pontualmente. 

Por fim, a região Sudoeste deve ter produtividade média do milho abaixo da estimativa inicial, especialmente nas lavouras semeadas no final de setembro e início de outubro. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preço do milho acumula alta semanal de até 3,8% na B3
Milho: USDA estima safra 2024/25 mundial menor do que a anterior
Segurar o milho para a virada de 2024 para 2025 pode ser boa estratégia, destaca analista
Apesar de atraso no plantio e chuvas irregulares no início, desenvolvimento do milho safrinha segue positivo em Mineiros (GO), aponta produtor
Preços do milho começam a sexta-feira com movimentações positivas na B3