Imea indica que 65,33% do milho 22/23 já foi vendido no Mato Grosso; atraso continua

Publicado em 12/09/2023 10:41
Safra 23/24 está apenas 7,9% vendida

O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando atualizações sobre a safra de milho. O levantamento destaca que a comercialização do milho da safra 2022/23 avançou 6,79 pontos percentuais ao longo do mês de agosto e chegou à 65,33% do total produzido. 

“Esse incremento mensal ocorreu devido à necessidade dos produtores em liberar espaço nos armazéns, além da alta nos preços médios comercializados em agosto/23 no estado”, explica o Imea. 

O preço médio do milho do Mato Grosso fechou agosto na casa dos R$ 36,07 a saca, uma alta de 4,86% em relação ao registrado em julho/23. 

Ao mesmo tempo, as vendas da próxima temporada (23/24) avançaram apenas 1,28 pontos percentuais e fecharam agosto em 7,90% do total previsto. 

Mesmo diante desta elevação na comercialização, os técnicos do Imea relatam que as negociações para o ciclo continuam atrasadas ante a média dos últimos cinco anos em 27,55 p.p e do ano passado em 6,42 p.p. 

“Essa comercialização mais lenta se deve às incertezas em relação à safra, principalmente, a área cultivada e aos preços, que, embora tenham apresentado valorização (+4,16%) em ago/23, ainda não cobrem o custo operacional efetivo para a temporada”, diz o Imea.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho: mercado futuro finaliza a sessão desta 4ª feira com baixas em Chicago
Presidente da Famato participa de debate sobre a produção brasileira de milho
"Às vezes não é só preço, tem que ter liquidez na venda", diz Presidente da Abramilho
Abramilho destaca crédito como principal desafio do produtor de milho no Brasil
Mercado do milho opera com desvalorização nesta 4ª feira em Chicago