Colheita do milho ganha ritmo no Mato Grosso do Sul e chega à 87%, diz Famasul

Publicado em 20/09/2023 17:13

A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul) divulgou seu Boletim Semanal da Casa Rural, indicando novos reportes sobre as lavouras do estado.               

De acordo com o levantamento, a colheita da segunda safra de milho já avançou para 87,6% até a última sexta-feira (15). Esse patamar é inferior aos 97,6% da safra passada e aos 98,7% da média das últimas cinco temporadas.         

“A colheita atrasada deste ano afetou a aplicação de corretivos. Atualmente, muitos produtores estão finalizando essa operação. Na última semana, houve um avanço significativo na colheita, diminuindo a diferença em relação à safra anterior em 7,8%”, destaca a Famasul.  

Das áreas que ainda restam em campo, 87,2% foram avaliadas como em boas condições, enquanto 10,4% foram classificadas como regulares e 2,4% avaliadas como ruins.     

“O grande destaque do último domingo foram as temperaturas máximas, que ultrapassaram os 34°C no estado do Mato Grosso do Sul. Além disso, no dia 17 de setembro, Pedro Gomes registrou o recorde de temperatura máxima do ano de 2023, alcançando 40 ,7°C”, detalha a publicação.              

Para esta temporada, a Famasul segue estimando uma a área total plantada de 2,325 milhões de hectares, 5,39% a mais do que 2022, e uma produtividade média estimada de 80,33 sacas por hectare, totalizando uma produção projetada de 11,206 milhões de toneladas, o que seria 12,28% menor do que o atingindo no ciclo passado.                    

Do lado do mercado, a Famasul aponta que o preço da saca de milho se valorizou 0,96% no Mato Grosso do Sul entre os dias 11 e 15 de setembro, sendo negociado ao valor médio de R$ 39,31.              

Até o momento, apenas 44,8% da safra estimada foi comercializada. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho: mercado futuro finaliza a sessão desta 4ª feira com baixas em Chicago
Presidente da Famato participa de debate sobre a produção brasileira de milho
"Às vezes não é só preço, tem que ter liquidez na venda", diz Presidente da Abramilho
Abramilho destaca crédito como principal desafio do produtor de milho no Brasil
Mercado do milho opera com desvalorização nesta 4ª feira em Chicago