Conab aponta plantio da safrinha de milho próximo do final e colheita de verão chegando na metade

Publicado em 26/03/2024 11:34

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou seu acompanhamento semanal das lavouras brasileiras e atualizou o estágio de desenvolvimento das lavouras de milho da safra de verão 2023/24 e da segunda safra de 2024 no Brasil.                             

A colheita da primeira safra 23/24 segue avançando no Brasil, saindo dos 37% da semana passada e indo para 42,8% do total previsto, percentual maior do que os 41,9% do mesmo período da safra passada.  

Os estados mais avançados na colheita são Paraná (87%), Santa Catarina (78%), Rio Grande do Sul (76%), São Paulo (75%), Minas Gerais (28%) e Bahia (2,8%).      

As lavouras de milho primeira safra se dividem em 2,8% ainda na fase de desenvolvimento vegetativo, 5,8% em floração, 20,6% em enchimento de grãos, 28% em maturação e as 42,8% já colhidas. 

Já a segunda safra de milho está com atividades de plantio chegando próximas do final. Até aqui, 96,8% da área já foi semeada, saltando dos 92,3% da semana passada e ficando à frente dos 91,1% do mesmo período de 2023.       

Os estados mais avançados na semeadura são Mato Grosso, Goiás e Tocantins (100%), Maranhão (99%), Paraná (96%), Mato Grosso do Sul (94%), Minas Gerais (85,6%), Piauí (75%) e São Paulo (70%). 

Até aqui, as áreas de safrinha se dividem com 6,2% na fase de emergência, 74,2% em desenvolvimento vegetativo, 18,9% em floração e as 0,7% restantes já em enchimento de grãos. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cotações do milho fecham semana volátil em Chicago com mercado de olho no Oriente Médio
Foco do mercado na comercialização da soja mantém cotações do milho lateralizadas no Brasil
Entre guerra e custos altos, milho deve perder espaço nos EUA e provocar reação nos preços
Milho: Mercado fecha 5ª feira com estabilidade na Bolsa de Chicago e na B3
Milho fecha em alta em Chicago, enquanto B3 termina o dia em campo misto nesta 3ª
Preços do milho sobem em Chicago nesta 3ª feira, enquanto B3 caminha de lado