Plantio do milho safrinha vai a 32% com atrasos com relação a 2025 e a média dos últimos 5 anos

Publicado em 18/02/2026 11:34

As atividades nas lavouras de milho segunda safra seguem avançando pelo Brasil. De acordo com dados de acompanhamento de lavouras da Conab, até o último sábado (14), 32,2% das áreas de safrinha já foram semeadas.              

O índice subiu dos 21,6% registrados até a semana passada, e fica abaixo dos 35,7% do mesmo período de 2025 e dos 38,6% da média dos últimos cinco anos.      

Até aqui, Mato Grosso já semeou 52,7%, Tocantins 30%, Paraná 22%, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul 14%, Maranhão 10% e Goiás 7%. Cerca de 37% da área ainda está em fase de emergência e 63% já avançou para desenvolvimento vegetativo.    

Os técnicos da Conab destacam que, impulsionados pelo avanço da colheita da soja e pelas chuvas, o plantio teve grande evolução no Mato Grosso e segue avançando no Paraná. 

Mato Grosso do Sul e Piauí recém iniciaram a semeadura, que avança em ritmo lento por conta de chuvas irregulares, assim como em Minas Gerias e Goiás. 

Ao mesmo tempo, os trabalhos de colheita da safra de verão seguem avançando, saindo dos 11,4% da semana passada para 14,9%. O índice é inferior aos 17,3% do ano passado e aos 18,2% da média dos últimos 5 anos.    

Até agora, o Rio Grande do Sul colheu 49% da área, Paraná 18%, Santa Catarina 16%, São Paulo e Bahia 3%. Os demais estados ainda não iniciaram a colheita. Enquanto isso, 23,7% das áreas já estão em maturação, 36,1% em enchimento de grão, 9,5% em floração, 14,3% em desenvolvimento vegetativo e 1,5% ainda em emergência.    

Os técnicos da Conab destacam que a maioria das lavouras se encontra nos estádios reprodutivos e em boas condições em Minas Gerais, assim como na Bahia, ondem as condições climáticas seguem favorecendo as lavouras.  

No Rio Grande do Sul, o tempo seco do início da semana favoreceu o avanço da colheita no estado. As condições mais secas também atuaram para acelerar a maturação do cereal no Paraná. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho tem leves ganhos em Chicago com mercado aguardando o Outlook Forum do USDA
Custeio do milho 26/27 deverá ser 7% mais caro do que o 25/26 no Mato Grosso
Plantio do milho safrinha vai a 32% com atrasos com relação a 2025 e a média dos últimos 5 anos
Milho segue o trigo e abre a quarta-feira com elevações em Chicago
Milho/Cepea: Com oferta restrita, valores seguem em alta
Milho encerra 3ª feira com mais de 1% de baixa em Chicago, na esteira do trigo