Plantio da segunda safra de milho passa de 95% no Brasil e Conab destaca problemas no PR, GO e MS

Publicado em 31/03/2026 11:31
Colheita da primeira safra ainda avança e soma 45% até o final da última semana

As atividades nas lavouras de milho segunda safra seguem avançando pelo Brasil. De acordo com dados de acompanhamento de lavouras da Conab, até o último sábado (28), 95,5% das áreas de safrinha já foram semeadas.             

O índice subiu dos 91,6% registrados até a semana passada, ficando à trás dos 97,9% do mesmo período de 2025, mas em linha com a média dos últimos cinco anos.      

Até aqui, Goiás, Piauí, Tocantins, Maranhã e Mato Grosso já finalizaram as atividades de plantio, seguidos por Minas Gerais (94%), Paraná (90%), Mato Grosso do Sul (88%) e São Paulo (70%). Das áreas já semeadas 7,2% ainda estão em emergência, desenvolvimento vegetativo (73,1%), floração (19,2%) e enchimento de grãos (0,5%) 

Os técnicos da Conab destacam que o clima tem favorecido a evolução fenológica das lavouras no Mato Grosso, com desenvolvimento fisiológico e fitossanidade dentro da normalidade. 

Por outro lado, no Paraná, as condições de baixa umidade no solo e as altas temperaturas afetam o potencial produtivo em algumas áreas. No Mato Grosso do Sul, a semeadura perdeu ritmo com a ocorrência de chuvas e em Goiás a pressão fitossanitária se elevou diante do aumento das temperaturas. 

Ao mesmo tempo, os trabalhos de colheita da safra de verão seguem avançando, saindo dos 38% da semana passada para 45,7%. O índice é inferior aos 53,3% do ano passado e dos 45,8% da média dos últimos 5 anos.   

Até agora, Santa Catarina já colheu 88,9% das áreas, seguido por Rio Grande do Sul (88%), Paraná (87%), São Paulo (40%), Bahia (26%), Minas Gerais (21%) e Goiás (3%). Enquanto isso, 28,3% das áreas já estão em maturação, 17,1% em enchimento de grão, 6,8% em floração e 2,4% ainda em desenvolvimento vegetativo.       

Os técnicos da Conab apontam ainda que a colheita pode avançar com a redução das chuvas em Minas Gerais, mas desacelerou no Rio Grande do Sul, com a priorização dos trabalhos na soja. 

PARANÁ  

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná também divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.        

O plantio da segunda safra no estado avançou e chegou a 99% do total estimado. Até o momento, 2% da área já avançou para fase de frutificação, 13% estão em floração, 81% seguem em desenvolvimento vegetativo e 4% ainda estão em germinação, com 91% das lavouras classificadas como em boas condições, 8% em médias e 1% como ruins.     

Ao mesmo tempo, a colheita da safra de verão contabiliza 91% de área, com o restante das lavouras se dividindo entre 99% em maturação e 1% em frutificação.   

Os técnicos do Deral destacam que a colheita da primeira safra se encontra em fase final ou já concluída em grande parte das regiões, com produtividades variando conforme a distribuição das chuvas ao longo do ciclo. Já o plantio da segunda safra foi praticamente finalizado, e as lavouras apresentam desde bom desenvolvimento inicial até condições preocupantes.  

“A irregularidade das chuvas, associada a períodos de estiagem e altas temperaturas, tem comprometido o desenvolvimento, resultando em estandes desuniformes, plantas de baixo porte e redução do potencial produtivo. Em algumas áreas, há registro de encrostamento superficial do solo e aumento da pressão de pragas, especialmente lagartas. As fases mais críticas, como floração, reforçam a dependência de chuvas regulares para manutenção da produtividade”, relata a publicação. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

USDA corta área de milho menos do que o esperado e cotações seguem caindo em Chicago nesta 3ªfeira
Plantio da segunda safra de milho passa de 95% no Brasil e Conab destaca problemas no PR, GO e MS
À espera do USDA, cotações do milho abrem a terça-feira recuando em Chicago
Cotação do milho sobe até 2% na B3 nesta 2ªfeira e Brandalizze acredita em janeiro/27 passando dos R$ 80,00
Milho segunda safra avança com boa umidade do solo na região central do país, mas onda de calor eleva risco hídrico no Sul, aponta EarthDaily
USDA informa nova venda de milho para destinos não revelados nesta 2ª feira (30)