Plantio da segunda safra de milho chega a 0,8% no Brasil
![]()
As atividades nas lavouras de milho segunda safra começaram pelo Brasil. De acordo com dados de acompanhamento de lavouras da Conab, até o último sábado (17), 0,8% das áreas de safrinha já haviam sido semeadas.
O índice subiu dos 0,3% registrados até a semana passada, e fica à frente dos 0,5% do mesmo período de 2024, mas abaixo dos 2,5% da média dos últimos cinco anos.
Até aqui, Mato Grosso já semeou 1,4% da área e Paraná 1%. Cerca de 77% da área ainda está em fase de emergência e 23% já avançou para desenvolvimento vegetativo.
Ao mesmo tempo, os trabalhos de colheita da safra de verão seguem avançando, saindo dos 2,4% da semana passada para 4,4%. O índice é similar ao ano passado, mas inferior aos 6,5% da média dos últimos 5 anos.
Até agora, o Rio Grande do Sul colheu 17% da área e Santa Catarina 2,8%. Os demais estados ainda não iniciaram a colheita. Enquanto isso, 16% das áreas já estão em maturação, 32,6% em enchimento de grão, 17,3% em floração, 27,6% em desenvolvimento vegetativo e 2,2% ainda em emergência.
Os técnicos da Conab destacam que as lavouras de Minas Gerais continuam a ser beneficiadas pelas condições climáticas, enquanto a colheita avança tímida no Rio Grande do Sul devido às chuvas localizadas e ao atraso no ciclo da cultura.
Na Bahia e no Paraná as precipitações também continuam sendo favoráveis para o desenvolvimento das plantas, enquanto no Piauí, as chuvas são irregulares.
0 comentário
B3 abre a terça-feira com leves altas para o milho, que acompanha o dólar
Plantio da segunda safra de milho chega a 0,8% no Brasil
Preços futuros do milho fecham a segunda-feira recuando na B3
Em apenas 11 dias úteis em janeiro/26 Brasil já exportou 75% de todo o milho embarcado em janeiro/25
Cotações do milho registravam leves recuos na B3 ao longo desta segunda-feira
Cotações do milho abrem a segunda-feira perto da estabilidade na B3