Diesel recua mais de 3% na 1ª parte de março; gasolina e etanol sobem, diz Ticket Log

Publicado em 14/03/2023 16:20

SÃO PAULO (Reuters) - O preço do litro do diesel segue tendência de redução no Brasil, com o tipo comum comercializado em média a 6,33 reais, apresentando recuo de 3,29% na primeira parte de março, de acordo com o Índice de Preços Ticket Log (IPTL).

 

 

O diesel S-10 baixou 3,17% no período de 1 a 13 de março e fechou a 6,43 reais por litro.

A região Sul liderou o ranking dos recuos mais expressivos, que chegaram a 4,06% para o tipo comum e a 4,23% para o S-10.

"Com a desoneração para o diesel, que tende a se manter nos próximos meses, o preço do combustível segue tendência de redução", disse Douglas Pina, diretor-geral de Mobilidade da Edenred Brasil, em nota.

"Este cenário se confirma quando analisamos as variações no preço do litro em todos os Estados e no Distrito Federal. Apenas o Amazonas, que vem registrando aumento para todos os combustíveis, apresentou alta de 1,92% para o diesel comum e de 1,59% para o tipo S-10, de acordo com o IPTL", disse ele.

Entre os Estados, Sergipe registrou os recuos mais expressivos --de 6,90% para o diesel comum e de 7,66% para o tipo S-10.

Já as médias mais baixas foram identificadas no Paraná, a 5,72 reais o diesel comum e 5,79 reais o diesel S-10.

Roraima comercializou o diesel mais caro de todo o país, com o comum a 7,69 reais e o S-10 a 7,79 reais.

O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Ticket Log.

ETANOL E GASOLINA

No caso da gasolina, o preço médio no país foi comercializado a 5,88 reais, um aumento de 9,04% quando comparado a fevereiro.

"A última redução anunciada de 3,93% para a gasolina não foi suficiente para frear os acréscimos ocasionados pela reoneração dos combustíveis e os aumentos foram constatados nas bombas de abastecimento de todos os Estados brasileiros e também no Distrito Federal", disse Pina.

O preço médio do etanol seguiu os ganhos da gasolina e fechou o período a média de 4,60 reais, com acréscimo de 3,81% em relação ao mês anterior.

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde