Petróleo cai por ceticismo do mercado sobre sanções dos EUA ao petróleo russo

Publicado em 24/10/2025 17:42

Por Erwin Seba

HOUSTON (Reuters) - Os preços do petróleo caíram nesta sexta-feira, com o ceticismo do mercado em relação ao compromisso do governo Trump com as sanções impostas às duas maiores empresas petrolíferas da Rússia devido à guerra na Ucrânia.

Os futuros do petróleo Brent caíram 0,1%, a US$65,94 por barril, enquanto os futuros do petróleo dos Estados Unidos terminaram a US$61,50 por barril, com queda de 0,5%.

Ambos os contratos de referência haviam subido no início da sessão, ampliando os ganhos de mais de 5% obtidos na quinta-feira, após o anúncio das sanções, mas recuaram nas duas últimas horas de negociação. Ainda assim, eles encerraram a semana com alta de mais de 7%, o maior aumento semanal desde meados de junho.

"Há um ceticismo renovado de que essas sanções serão tão severas quanto se diz", disse John Kilduff, sócio da Again Capital LLC.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs sanções à Rosneft e à Lukoil da Rússia para pressionar o presidente russo Vladimir Putin a pôr fim à guerra na Ucrânia.

As duas empresas juntas respondem por mais de 5% da produção global de petróleo, e a Rússia foi o segundo maior produtor mundial de petróleo em 2024, depois dos EUA.

As sanções levaram as principais petrolíferas estatais chinesas a suspender as compras de petróleo russo no curto prazo, disseram fontes comerciais à Reuters. As refinarias da Índia, o maior comprador de petróleo russo transportado por via marítima, devem reduzir drasticamente as importações de petróleo russo, disseram fontes do setor.

"Os fluxos para a Índia estão em risco em particular", disse Janiv Shah, vice-presidente de análise de mercados de petróleo da Rystad Energy, em uma nota a clientes. "Os desafios para as refinarias chinesas seriam mais brandos, considerando a diversificação das fontes de petróleo e a disponibilidade de estoque."

O ministro do petróleo do Kuweit disse que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo estaria pronta para compensar qualquer escassez no mercado aumentando a produção.

(Reportagem de Erwin Seba em Houston, Anna Hirtenstein em Londres; Reportagem adicional de Mohi Narayan em Nova Delhi e Yuka Obayashi em Tóquio)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Minério de ferro recua com dados de vendas fracas de automóveis na China
Cerca de 90% a 95% dos produtos agrícolas indianos estão fora do acordo com EUA, diz ministro do Comércio da Índia
Dólar se reaproxima da estabilidade à espera de dados dos EUA
Serviços do Brasil têm queda inesperada em dezembro, mas crescem no ano pela 5ª vez seguida
Toffoli nega em nota já ter recebido "qualquer valor" de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master
É hora de agir, dizem líderes da UE em meio a esforços para competir com EUA e China