Ações da China fecham em alta com otimismo em relação à IA
XANGAI, 12 Fev (Reuters) - As ações chinesas encerraram em ligeira alta nesta quinta-feira, apoiadas pelo otimismo em relação à inteligência artificial, depois que o primeiro-ministro chinês Li Qiang pediu uma inovação tecnológica mais ampla e a adoção da IA, enquanto as ações do setor de tecnologia pesaram nos mercados de Hong Kong.
No fechamento, o índice de Xangai e o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, tiveram alta de 0,1%, enquanto o índice Hang Seng, de Hong Kong, caiu quase 1%.
As ações de inteligência artificial onshore subiram cerca de 2% depois que Li, a segunda autoridade mais importante da China, afirmou na quarta-feira que o país deveria coordenar melhor os recursos energéticos e computacionais para promover o avanço da IA.
O otimismo do mercado também foi apoiado pela notícia de que a startup chinesa de IA Zhipu AI lançou seu mais recente modelo de IA, com a ByteDance também desenvolvendo um chip de IA.
As ações da Zhipu AI subiram quase 30%, atingindo uma nova alta desde sua estreia no mercado em 8 de janeiro.
No entanto, as grandes empresas de tecnologia negociadas em Hong Kong caíram quase 1,7%, prejudicando o desempenho offshore.
As ações globais de tecnologia caíram na semana passada devido aos temores de uma ruptura impulsionada pela IA, provocando fortes vendas que deixaram o índice Nasdaq com uma queda de quase 2%.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei caiu 0,02%, a 57.639 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,86%, a 27.032 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,05%, a 4.134 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,12%, a 4.719 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 3,13%, a 5.522 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX não abriu.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,47%, a 5.008 pontos.
. Em SYDNEY, o índice S&P/ASX 200 avançou 0,32%, a 9.043 pontos.
(Reportagem Redação Xangai)