Confiança dos investidores da zona do euro cai em março por dúvidas sobre recuperação com guerra contra Irã

Publicado em 09/03/2026 09:07

FRANKFURT, 9 Mar (Reuters) - A confiança dos investidores na zona do euro caiu em março, mostrou uma pesquisa nesta segunda-feira, citando o impacto inicial da guerra dos Estados Unidos e de Israel contra o Irã, que atingiu a infraestrutura de energia e as rotas marítimas globais.

O índice Sentix caiu para -3,1 pontos em março, de 4,2 pontos no mês anterior, mas ainda superando a previsão de analistas consultados pela Reuters de uma leitura de -5,0.

Chamando-o de "a primeira indicação da situação econômica após a eclosão da guerra do Irã", o Sentix disse que o declínio pôs fim a três meses consecutivos de altas.

"Isso lança dúvidas consideráveis sobre a recente recuperação na UE", disse o Sentix. "O choque no preço da energia e os riscos geopolíticos estão diminuindo o otimismo que havia aumentado em relação à economia da zona do euro."

A pesquisa com 1.055 investidores, realizada de 5 a 7 de março, também mostrou um declínio nas expectativas econômicas e na situação atual.

As expectativas caíram para 3,5, de 15,8 pontos no mês anterior, enquanto o índice que mede a situação atual também caiu para -9,5, de -6,8 em fevereiro.

(Reportagem de Christoph Steitz)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump diz que mais 100 milhões de barris de petróleo estão sendo levados da Venezuela para os EUA
Quando operação dos EUA for concluída, Irã não terá armas contra EUA e Israel, diz Trump
Trump diz que EUA abrem mão de certas sanções relacionadas ao petróleo para garantir fornecimento
Wall St fecha em alta com esperança em resolução da guerra no Irã compensando temores de inflação
Putin compartilha com Trump propostas para encerrar a guerra no Irã em telefonema
Dólar cai abaixo dos R$5,17 após Trump citar guerra "praticamente concluída"