Confiança dos investidores da zona do euro aumenta mais que o esperado no início de 2026
![]()
BERLIM, 12 Jan (Reuters) - O índice Sentix que mede a confiança dos investidores na zona do euro aumentou mais do que o esperado no início do ano, atingindo seu nível mais alto desde julho de 2025 devido à melhora das expectativas, embora ainda permaneça em território negativo, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira.
O índice subiu para -1,8 pontos em janeiro, de -6,2 no mês anterior, superando as previsões dos analistas consultados pela Reuters de uma leitura de -4,9.
"Enquanto a zona do euro, e a Alemanha em particular, continuam a lutar com desafios estruturais, mas estão mostrando sinais de recuperação, os EUA e a Ásia em particular estão dando um novo impulso ao crescimento", disse o Sentix em comunicado.
A pesquisa com 1.091 investidores, realizada de 8 a 10 de janeiro, mostrou que as expectativas econômicas, em particular, estavam em alta, mais do que dobrando em relação a dezembro e atingindo 10,0 em janeiro.
O índice que mede a situação atual também melhorou um pouco, avançando para -13,0 em relação a -16,5 no último mês de 2025.
(Reportagem de Miranda Murray)
0 comentário
Wall Street cai na abertura pr preocupações com a autonomia do Fed
Presidente do México diz que teve "boa conversa" com Trump sobre segurança e drogas
Irã diz que comunicações estão abertas com EUA; Trump avalia resposta à repressão a protestos
Economista-chefe do Goldman Sachs diz que ameaça contra Powell aumenta preocupações com independência do Fed
Presidente interina da Venezuela pede preservação do poder político
Dólar tem viés de baixa ante real após governo dos EUA ameaçar Powell com processo