Soja: Clima na América do Sul e demanda aquecida sustentam altas na CBOT

Publicado em 22/01/2013 17:09 e atualizado em 22/01/2013 23:17
Após o feriado de Martin Luther King celebrado nesta segunda-feira (21) nos EUA, hoje (22) os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago encerraram o pregão eletrônico com altas de mais de 20 pontos nos principais contratos. Durante todo o dia as cotações da oleaginosa trabalharam do lado positivo da tabela.

A expressiva elevação nos preços é sustentada, segundo os analistas, pela situação climática na América do Sul e a demanda que permanece aquecida. O operador de mesa, Flávio Oliveira, explica que a previsão de clima seco para o Sul do país e Argentina nas próximas duas semanas, assim como, as chuvas no Mato Grosso que atrasam a entrada da soja no mercado pressionaram positivamente as cotações.

Além disso, a demanda aquecida pela soja norte-americana, principalmente, por parte da China, em tempos de estoques ajustados, também contribui para a formação desse quadro. Nesta terça-feira (22) o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) anunciou a venda de 120 mil toneladas de soja para a China para serem entregues na temporada 2013/14.

Ainda hoje, o órgão também divulgou que na semana terminada no dia 17 de janeiro, as exportações semanais de soja dos EUA somaram 1.31 milhão de toneladas. No mesmo período de 2012, o número era de 990 mil toneladas. 

Entretanto, apesar do cenário firme, o operador destaca que esse é um movimento pontual do mercado e é preciso lembrar que a previsão para a safra brasileira é de mais de 83 milhões de toneladas de soja. “Então, temos que ficar atentos uma vez que o mercado pode sofrer uma pressão baixista nas cotações em função da entrada das safras tanto do Brasil como da Argentina no mercado nos próximos meses”, afirma Oliveira. 

Veja como ficaram as cotações no fechamento desta terça-feira (22) na Bolsa de Chicago: 



Tags:

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação