Mercado enfrenta dia de forte volatilidade e soja fecha no misto

Publicado em 19/04/2011 16:36 e atualizado em 19/04/2011 17:17
Sem encontrar suporte nos fundamentos, a soja operou com forte volatilidade nesta terça-feira e encerrou o dia no terreno misto na Bolsa de Chicago.  A oleaginosa iniciou a sessão diurna em alta, porém, logo perdeu o fôlego e voltou a recuar. Os vencimentos mais curtos fecharam no vermelho e o os mais longos, positivos.

O suporte para os preços veio da forte alta registrada pelo trigo frente ao clima adverso nos EUA que castiga as lavouras de inverno com uma severa estiagem no país. O grão terminou a sessão diurna de hoje avançando mais de 10 pontos.

O milho também chegou a oferecer alguma sustentação para a soja, pois também sofre com problemas climáticos nos EUA que causam o atraso do plantio no país.

Na outra ponta, a confirmação do cancelamento por parte da China de seis a oito carregamentos da soja dos Estados Unidos pressionaram o mercado. Há ainda a possibilidade de mais 20 cargas serem canceladas.

Além disso, um possível aumento da área de soja em relação ao milho por conta do atraso do plantio do grão nos EUA também refletiu negativamente nos preços.

Como explica o analista de mercado Ricardo Lorenzet, da XP Investimentos, o mercado está totalmente focado nas questões climáticas e na firmeza do trigo. Lorenzet diz também que a soja não se mostra muito forte, notadamente pelo quadro fundamental mais fraco no curto prazo.

Veja como ficaram as cotações dos grãos no fechamento da Bolsa de Chicago:

>>SOJA

>> MILHO

>> TRIGO

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com Chicago ainda de lado, câmbio pode favorecer formação dos preços da soja em reais para o produtor brasileiro
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, acompanhando perdas de mais de 1% do farelo
Safra de soja em MT supera desafios climáticos e chega a 51,56 milhões t
Soja caminha de lado em Chicago nesta semana e testa os dois lados da tabela nesta 3ª
Soja segue operando entre US$ 11,60 e US$ 11,80 em Chicago, com mercado de olho na guerra no Oriente Médio.
Soja fecha 2ª feira com leves altas em Chicago, acompanhando avanço forte do óleo