Soja fecha em queda e milho com forte alta após relatório do USDA

Publicado em 09/06/2011 14:26 e atualizado em 09/06/2011 18:28
O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou hoje seu relatório mensal de oferta e demanda reduzindo drasticamente os estoques finais de milho da safra 11/12 e ampliando os de soja de ambas as temporadas.

No pregão diurno da Bolsa de Chicago, os futuros dos grãos, portanto, refletiram e precificaram os dados anunciados. Com o aumento das reservas finais de soja tanto na safra 2010/11 quanto 2011/12 nos Estados Unidos, a oleaginosa  fechou o dia com significativa baixa. Os principais vencimentos registraram um recuo de pouco mais de 7 pontos.

Paralelamente, os futuros do milho subiram expressivamente e em alguns contratos com altas de mais de 20 pontos. O avanços dos preços é justificado não só pela redução dos estoques, mas também por uma redução nas estimativas de área de plantio e na produção norte-americana, que poder perder, na safra nova, cerca de 8 milhões de toneladas do cereal.

Como explica o analista de mercado Steve Cachia, da Cerealpar, desde quarta-feira, o mercado já havia precificado essas reduções confirmadas hoje e também a crescente e aquecida demanda por etanol.

"Os estoques norte-americanos de milho continuam historicamente baixos e este era um ano em que os Estados Unidos não poderiam ter essa redução na produção, o que chegou a assustar os mercados hoje de manhã".

Cachia diz ainda que o quadro fundamental permanece positivo, porém, alerta para os dados da macro economia, principalmente quanto à economia dos Estados Unidos. O analista diz que informações negativas poderiam "assustar os fundos" e pressionar os preços.

Veja como ficaram as cotações no fechamento da Bolsa de Chicago:

>> SOJA

>> MILHO

>> TRIGO

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em Chicago, óleo despenca mais de 3% e pressiona ainda mais preços da soja nesta 3ª feira
Anec faz leve ajuste na exportação de soja do país em abril, que deve cair ante 2023
Apesar de altas no farelo e baixas intensas no óleo, soja trabalha com estabilidade em Chicago nesta 3ª
Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª