Em dia de realização de lucros, grãos fecham semana no vermelho

Publicado em 07/10/2011 16:12 e atualizado em 07/10/2011 21:10
Os grãos voltaram a recuar na Bolsa de Chicago e fecharam a semana no vermelho. O avanço da colheita norte-americana, a liquidação de posições e movimentos de realização de lucros pressionaram os preços nesta sexta-feira.

Como de costume, no último pregão da semana as cotações trabalharam com bastante volatilidade frente ao fim de semana prolongado nos Estados Unidos (na segunda-feira é feriado do Columbus Day) e principalmente diante das expectativas para o relatório de oferta e demanda que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulga no próximo dia 12.

Os futuros da oleaginosa chegaram a registrar uma leve alta no início da sessão, impulsionado pelo anuncio do departamento norte-americano da venda de 106 mil toneladas de soja para a China nesta sexta-feira. Porém, o mercado acabou sucumbindo à realização de lucros típica da sexta-feira.

Como explicou o analista de mercado Pedro Dejneka, da corretora RJ O'Brien, o mercado segue caminhando de lado, sem uma direção clara e bastante nervoso. A oscilação entre o pânico e a euforia ainda é bastante latente e traz essa movimentação confusa para os negócios.

Esse quadro se forma com indefinição entre os fundamentos - o mercado já não sabe em que apostar sobre os números que o USDA divulga na próxima quarta-feira.

"Lembrando que essa época entre o relatório de estoques no final de setembro e o primeiro relatório de produção de outubro é muito volátil. No ano passado, tivemos quase limite de baixa depois do relatório de setembro no milho e na soja e o relatório de produção de outuro contradisse todos os números de setembro e tivemos limite de alta", explicou o analista.

No cenário macroeconômico, essa incerteza e falta de direção também está presente. Nesta sexta-feira, a agência Moody's rebaixou a nota de doze bancos ingleses e mais 9 portugueses. Em seguida, a Fitch reduziu as notas de risco da Itália e da Espanha.

Porém, por outro lado, as ações europeias fecharam o dia com o melhor patamar em cinco semanas, refletindo números melhores do que o esperado sobre a geração de emprego nos EUA. A informação contribuiu para uma diminuição do temor de que a maior economia do mundo estaria esfriando.

Veja como ficaram as cotações no fechamento da Bolsa de Chicago:

>> SOJA

>> MILHO

>> TRIGO

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Anec faz leve ajuste na exportação de soja do país em abril, que deve cair ante 2023
Apesar de altas no farelo e baixas intensas no óleo, soja trabalha com estabilidade em Chicago nesta 3ª
Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano