Chuvas chegam ao Matopiba, mas ainda de forma irregular. Região Sul terá redução dos volumes, mas sem veranicos

Publicado em 30/10/2017 16:55
No Sul, depois volumes de mais de 200 mm nas últimas 24h, tendência é de redução das chuvas
Confira a entrevista com Morgana Almeida - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet

Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, destaca que o Sul do país recebeu um grande volume de chuvas no último final de semana. No sudoeste do Paraná, áreas chegaram a ultrapassar os 240mm, com 130mm em apenas 3h.

No Brasil central, os volumes mais acentuados devem cair entre hoje e amanhã, se firmando ao longo da semana. Os primeiros indicativos de chuva também começaram a aparecer para a região do Matopiba. No Mato Grosso, a distribuição dos volumes está mais regular e uniforme. A chuva ainda chegou a São Paulo e no sul de Minas Gerais.

Leia mais:

>> Clima: Semana começa com tempestades e chuvas intensas em diversas regiões do Brasil; veja quais

Para o Paraná, o Inmet emitiu um aviso meteorológico na tonalidade vermelha, que significa um grau de severidade de grande perigo. Na última semana, este aviso estava um grau abaixo, na tonalidade laranja. Pode ocorrer chuvas de granizo e descargas elétricas.

Ao longo do dia de hoje, as chuvas já deram o indicativo de que devem se espalhar por Minas Gerais e Tocantins. A partir de amanhã, a região Sul tende a ter um tempo mais firme e queda nos termômetros, com uma massa de ar frio que não é comum para essa época do ano. No final de semana, uma nova frente fria se forma e, mais uma vez, as chuvas significativas voltarão para a região central e para a região do Matopiba.

Até o próximo dia 13 as chuvas devem ser contínuas. O Sul do país, por sua vez, deve ter condições mais favoráveis a partir do meio de novembro.

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Defesa Civil atualiza balanço das enchentes no RS - 3 de maio, 18h
Confira a previsão do tempo para este sábado (04) para todo o Brasil
Sobe para 39 total de mortes por chuvas no RS; autoridades esperam número ainda maior
Agronegócio gaúcho ainda não consegue mensurar tamanho dos prejuízos causados pela chuvarada
FPA emite nota sobre tragédias no Rio Grande do Sul