Atraso e estiagem podem já ter tirado quase metade da produção de milho em Nova Xavantina/MT

Publicado em 20/05/2021 10:26 e atualizado em 20/05/2021 11:26
80% das lavouras foram plantadas fora da janela ideal, já em março, e agora sofrem com a falta de chuvas na região. Mesmo com perdas, a rentabilidade ainda pode ser boa para quem não travou muitos volumes antecipadamente
Endrigo Dalcin - Produtor Rural na Região de Nova Xavantina/MT

Podcast

Atraso e estiagem podem já ter tirado quase metade da produção de milho em Nova Xavantina

 

Download

O desenvolvimento das lavouras de milho segunda safra está bastante prejudicada em Nova Xavantina no Mato Grosso. Primeiro foi o atraso no plantio, que deixou 80% das áreas fora da janela ideal, e agora é a estiagem quem prejudica as plantas.

Segundo o produtor rural Endrigo Dalcin, neste momento a perspectiva é de uma produtividade média entre 55 e 60 sacas por hectare, quando a safra passada representou índices ao redor das 98 sacas por hectare. Para manter essa projeção, ainda é preciso que as chuvas previstas para os próximos dias se confirmem na região.

Além das dificuldades climáticas, as lavouras da safrinha também sofrem com a ação de pragas como o percevejo barriga verde, que afetou muitas plantas novas, e a cigarrinha que já causa casos de enfezamento no município.

Apesar dessa situação, Dalcin acredita que os produtores ainda poderão ter rentabilidade graças aos preços altos do mercado, calculando que, colhendo entre 40 e 50 sacas por hectare os custos estarão cobertos. Porém, aqueles que fecharam muitos volumes antecipadamente vão ter mais dificuldades para equilibrar as contas.

Confira a entrevista completa com o produtor rural de Nova Xavantina/MT no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho fecha em alta com tempo seco no Brasil e plantio desacelerado nos EUA
Preço do milho abre esta quinta-feira (02) com novas altas na Bolsa de Chicago
Milho fecha em alta na CBOT nesta 4ªfeira beneficiado por compras técnicas
Milho passa a operar em alta na tarde desta quarta-feira (01) na CBOT
Milho abre quarta-feira (01) com ampliação das perdas na Bolsa de Chicago