Manejo adequado contra cigarrinhas pode ser a diferença entre produtividade de 20 sc/ha e de 180 sc/ha

Publicado em 12/07/2022 09:59
Gerente técnico da C.Vale destaca que condições climáticas no Paraná foram ideais para a safrinha de milho, mas deficiências no manejo permitiram grandes perdas para cigarrinhas e enfezamentos
Carlos Konig - Gerente Técnico C.Vale

Podcast

Manejo adequado contra cigarrinhas pode ser a diferença entre produtividade de 20 sc/ha e de 180 sc/ha

As colheitas da segunda safra de milho seguem avançando no Paraná e as produtividades atingidas estão variando com uma amplitude muito grande, indo de 20 sacas por hectare para até 180 sacas por hectare. 

Com condições climáticas ideais para o desenvolvimento das lavouras em 2022, o que tem alterado os rendimentos do milho no estado é o intenso ataque de cigarrinhas e a presença de enfezamentos nas plantas. Na análise do diretor técnico da C.Vale, Carlos Konig, o que está definindo a produtividade em 20 ou 180 sc/ha é o manejo adotado contra a cigarrinha. 

l

“Aquele produtor que plantou um híbrido suscetível, sem tolerância ao complexo de enfezamento, e não fez o manejo adequado está colhendo em torno de 20 25 sacas por hectare. Aquele produtor que fez um bom manejo, que plantou um híbrido tolerante, fez tratamento de sementes, toda a bateria de aplicações mais o fungicida, tem colhido 140 até 180 sacas por hectare”, afirma. 

Dentre esses manejos adequados, o diretor destaca o controle do milho tiguera na beira das estradas e em meio as lavouras de soja, escolha de híbridos mais tolerantes, tratamento de sementes, aplicação de defensivos químicos e biológicos e plantio mais concentrado. 

Konig ressalta que o plantio alongado em 2022, indo de 5 de janeiro à 20 de março contribuiu para o aumento da pressão da cigarrinha. Além disso, ele pontua que, em anos anteriores, essa situação era mascarada por perdas pela seca e geadas, e acabaram sendo mais destacadas diante do clima bom de 2022. 

Confira a íntegra da entrevista com o diretor técnico da C.Vale no vídeo. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com mercado lento, cotações do milho recuam na B3 nesta segunda-feira
Em apenas 15 dias úteis, Brasil já exportou mais milho do que em todo dezembro de 2024
Força de demanda segue mantendo futuros do milho de Chicago em alta nesta segunda-feira
Cotações do milho abrem a segunda-feira no campo positivo da Bolsa de Chicago
Milho/Cepea: Com demanda ainda fraca, preços caem em parte das praças
Futuros do milho recuam em Chicago nesta sexta-feira, mas ainda acumulam ganhos semanais