Depois de pregão volátil, cotação da soja fixa na seca e fecha em leve alta

Publicado em 04/01/2012 18:23 e atualizado em 04/01/2012 23:10
Depois de registrar um movimento de realização de lucros no início da sessão regular desta quarta-feira, a soja conseguiu se recuperar e fechou o dia com levas altas na Bolsa de Chicago. 

O suporte para os preços continua vindo do clima seco na América do Sul. A falta de chuvas no Brasil, na Argentina, Paraguai - importantes países produtores da oleaginosa - pode trazer grandes prejuízos para  a colheita sulamericana e isso poderia significar uma maior demanda pela commodity norte-americana. 

Diante desse cenário, os investidores acabam dando uma trégua ao andamento do mercado financeiro e focam-se nos fundamentos climáticos. 

No entanto, apesar do fechamento positivo, o dia foi de sobe e desce para as cotações da soja na CBOT. Segundo o analista de mercado da Agrinvest, Marcos Araújo, a volatilidade refletiu a falta de notícias sobre o clima e novas perdas na América do Sul, além de dados negativos no quadro macroeconômico.

"O mercado já subiu bastante, já adicionamos US$ 1,30 na cotação da soja devido a esse risco climático na América do Sul, mas para que o mercado continue subindo, nós teríamos que ver, infelizmente, uma pior do clima e um impacto negativo nas safras para que estimule novas altas", afirmou Araújo. 

Milho e Trigo - Já o fechamento do milho e do trigo não tiveram o mesmo resultado e o dia foi mesmo de realização de lucros. Nem mesmo a leve alta da soja foi capar de promover uma alta entre os grãos. 

Os investidores aproveitaram o dia de dólar firme e mercado financeiro menos otimista para devolver parte dos fortes ganhos vistos ontem em Chicago. No entanto, o clima seco na América do Sul limitou as baixas, uma vez que a produção de milho também sofre com a estiagem. No Rio Grande do Sul e no Paraná, o cultura do cereal é a mais atingida. 

Veja como ficaram as cotações nesta quarta-feira:

>> SOJA

>> MILHO

>> TRIGO

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago realiza lucros depois dos últimos pregões positivos ; canal de alta está mantido mas dependente de novidades nos EUA
Lavouras de Santo Ângelo/RS escaparam dos danos, mas logística e infraestrutura da região foram afetadas pela chuva
Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior
Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias