Soja fecha em alta com possível redução dos estoques dos EUA

Publicado em 26/03/2013 17:43 e atualizado em 26/03/2013 18:14
Nesta terça-feira (26), a soja fechou os negócios em alta na Bolsa de Chicago. O mercado conseguiu ampliar seus ganhos e fechou a sessão subindo entre 9,25 e 10,50 pontos nos principais vencimentos. O que estimulou a recuperação dos preços, segundo analistas, foi a expectativa por estoques menores a serem reportados pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) na próxima quinta-feira, 28. 

As expectativas do mercado para os estoques trimestrais de soja dos EUA - em 1º de março - é de 25.8 milhões a 26 milhões de toneladas, segundo números levantados pela agência internacional Dow Jones. Nesse mesmo período do ano passado, o volume era de 37,4 milhões de toneladas. 

A importância desse novo relatório para o mercado é bastante grande e, de acordo com o analista de mercado Pedro Dejneka, da PHDerivativos, as estimativas para os números têm divergido bastante. São esses dados, de acordo com o analista, uma das forças que contribuírão para que o mercado defina uma direção daqui em diante. 

“O mercado já precificou estoques baixos, mas se os números forem menores será a lenha na fogueira necessária os preços continuarem subindo no curto prazo. Mas se isso não acontecer o mercado deve realizar lucros”, afirma Dejneka. 

Além da espera por esses dados, o mercado ainda observa o caos logístico que se instalou no Brasil com a entrada da nova safra e também com o sinal de alerta no mercado financeiro. O escoamento da soja brasileira continua bastante comprometido em função do congestionamento nas estradas e portos brasileiros. Já no cenário macroeconômico, a confiança da Zona do Euro novamente abalada estimula uma maior aversão ao risco e os investidores deixarem parte de suas posições. 

Outro fator que também começa a atrair a atenção do mercado é o clima nos Estados Unidos. No próximo mês o plantio do milho deve começar efetivamente no país e, até o momento, importantes regiões produtores ainda sofrem com a neve e as baixas temperaturas do solo. 

Veja como ficaram as cotações dos grãos no fechamento desta terça-feira

>> SOJA

>> MILHO

>> TRIGO

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira